A Mostra Cinema Conquista sempre traz para o público o que há de mais novo na produção do cinema nacional. Neste ano, em sua décima edição, não será diferente. A programação da Mostra contará com 56 filmes: 21 longas (sendo 5 documentários, 1 animação e 15 ficções) e 35 curtas-metragens. São obras produzidas em diferentes localidades do país, inclusive em Vitória da Conquista.

Com a curadoria do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda, a seleção de filmes da Mostra destaca a qualidade, priorizando produções finalizadas do ano passado para este ano, que se destacaram nos festivais de cinema. Segundo Marcelo Miranda, “será apresentada ao público de Conquista uma fatia significativa e representativa do que de melhor o cinema brasileiro produziu nesse período, incluindo uma boa parcela do cinema baiano. O propósito foi equilibrar alguns trabalhos mais autorais e com títulos de olhar mais comercial. Todos os longas e curtas guardam características instigantes o suficiente para estarem na Mostra e serem descobertos”.

Filmes de longas-metragens – O destaque vai para os estreantes em direção de longa-metragem: Hilton Lacerda com o filme Tatuagem (premiado como melhor filme do Festival de Gramado 2013 e filme com o maior número de premiações no Festival do Rio 2013); Daniel Ribeiro, com Hoje eu quero voltar sozinho (vai representar o Brasil no Oscar 2015, concorrendo ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro); Camilo Cavalcante, com História da Eternidade (vencedor da categoria Melhor Filme do Festival de Paulínea 2014); e os baianos Cláudio Marques e Marília Hughes com Depois da Chuva (exibido como “work in progress” nos Festivais de Cannes e Bafici e selecionado na competição oficial do Festival de Brasília 2013).

Fazem parte da seleção também: Praia do Futuro, de Karim Aïnouz, lançado no Festival de Berlim que concorreu ao Urso de Ouro; O Mercado de notícias, de Jorge Furtado (Melhor Documentário no Cine PE 2014); e Riocorrente, de Paulo Sacramento (Melhor Montagem e Melhor Fotografia no Festival de Brasília 2013). O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, (Vencedor do grande prêmio do 26º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França); De Menor, de Caru Alves de Souza (vencedor de Melhor Filme no Festival do Rio 2013); e Educação Sentimental, de Julio Bressane que concorreu ao Leopardo de Ouro no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, também integram o cronograma da Mostra.

Completam a programação o filme de suspense e terror Quando eu era vivo; as ficções Getúlio; e Eu não faço a menor ideia do que tô fazendo com a minha vida; os baianos Revoada e O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão/Veredas; os documentários Armados, Olho Nu, Amazônia e Cidade de Deus – 10 anos de história; a animação O Menino e o Mundo; e o lançamentodo conquistense George Neri,A Doce flauta de Liberdade.

*Com informações da Ascom da Mostra Cinema Conquista