Governo
Postado em 12 de abril de 2013 as 22:41:51 e atualizado em 23 de abril de 2013 as 13:02:03
Propor, discutir e decidir sobre o orçamento de Vitória da Conquista e as políticas públicas é o objetivo principal do Orçamento Participativo. Um instrumento de participação popular de forma direta, voluntária e universal que a cada dia tem despertado a atenção da população. Nessa quinta-feira, 11, foi a vez do bairro Nova Cidade. A reunião aconteceu na Escola Municipal Dr. Antônio Hélder Thomaz e contou também com a presença dos moradores do Conjunto Habitacional Vivendas da Serra, Veloso, Alto da Bela Vista e América Unida.
Vitória da Conquista tem se desenvolvido muito ao longo dos anos, graças aos investimentos contínuos do Governo Municipal e a relação permanente com a população, que tem ajudado a decidir as prioridades em todo o município. “Essa forma de governar veio tornar a Administração Municipal mais transparente e eficiente. Hoje, foi inaugurada no bairro Nova Cidade uma praça com quadra poliesportiva, fruto de reivindicações anteriores feitas nas plenárias do Orçamento Participativo. Por isso que a população precisa participar, porque ela contribui para que saibamos de fato as necessidades de cada comunidade ”, disse o secretário de Governo, Edwaldo Alves.
Dona Francisca Ana de Jesus tem 83 anos, é natural de Macarani e há 27 anos mora em Vitória da Conquista, especificamente no bairro Nova Cidade. A moradora é uma das fundadoras do bairro e viu de perto todo o seu desenvolvimento. “Aqui melhorou bastante. Graças a Deus hoje ninguém tem mais o que falar, porque o bairro mudou muito. Temos base policial, creche reformada, praça com quadra. Isso tudo por causa do compromisso da Prefeitura”, afirmou.
Membro do Conselho Municipal de Saúde e presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Vivendas da Serra, Iris Isaltino, 68 anos, fez questão de estar presente na reunião e falar sobre a importância do OP. “Estamos falando de uma entidade muito séria e atuante, que, com a participação de toda a população, colabora para o crescimento do município, com o desenvolvimento de obras importantes, que melhoram a qualidade de vida das pessoas”.
O vigilante Valdenito Almeida tem 55 anos e está contente com todos benefícios do bairro Nova Cidade. “Acho maravilhoso tudo o que tem sido feito pelo nosso bairro. Podemos dizer, com certeza, que muitas coisas melhoraram e fizeram o bairro progredir. Há 27 anos moro aqui e vi de perto as mudanças tão necessárias que aconteceram através das nossas reivindicações”.
Ao final da reunião foram eleitos dois delegados titulares e dois suplentes para defender as prioridades da comunidade no 10º Congresso do Orçamento Participativo que acontecerá no dia 8 de junho.