Desenvolvimento Social
Postado em 17 de maio de 2025 as 16:30:47

Ação do Suas na Comunidade atendeu 145 moradores dos residenciais América Unida e Europa Unida
A manhã deste sábado (17) foi marcada por mais uma importante ação da Prefeitura de Vitória da Conquista. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), foi realizada a 5ª edição do programa Suas na Comunidade de 2025, que levou uma série de serviços à população dos residenciais Europa Unida e América Unida, localizados no bairro Primavera. A ação aconteceu na Rua A, próximo ao Supermercado Primavera, e proporcionou a 145 moradores o acesso aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do programa municipal de Habitação de Interesse Social (HIS), da Ouvidoria Municipal e de entidades parceiras, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
- Habitação
- Cadastro Único
- Peti
- Família Acolhedora
- INSS
- Política para Mulheres
- Cras Nova Cidade
De acordo com a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, o programa reforça o compromisso da Gestão Municipal com a garantia de direitos, especialmente às pessoas residentes em áreas mais afastadas do Centro de Vitória da Conquista. “O Suas na Comunidade é um programa da Prefeitura de Vitória da Conquista, criado com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços da assistência social. Ao invés de as pessoas irem até os serviços, os serviços vão até as pessoas. E isso é muito importante para que a assistência social possa colaborar para que cada vez mais pessoas tenham acesso a direitos básicos e essenciais”, explicou a diretora.
- Irlane Gomes
- Caroline Putumuju
- Sidineia Santos
- Gilmara Novais
Uma das beneficiadas com a ação foi Caroline Putumuju, que aproveitou a oportunidade para atualizar o Cadastro Único. “Nós que trabalhamos de segunda a sexta, muitas vezes, não temos tempo para sair do trabalho e ir no Cras, mesmo sendo perto de casa. Então é muito importante essa ação aqui na porta de casa e em um horário acessível. Eu fui muito bem acolhida e isso faz com que a gente se sinta importante tanto para o Suas quanto para a equipe que veio aqui nos atender”, afirmou Caroline.
A moradora do América Unida, Sidineia Santos, também participou da ação. Ela relatou que conseguiu acesso aos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e também registrou uma demanda do posto de saúde do bairro na Ouvidoria Municipal. “É ótimo, porque se não tivesse, a gente teria que ir até cada serviço lá no Centro. Eu tenho um filho autista e só posso sair quando meu outro filho consegue ficar com ele. Então é muito complicado, porque quando saio também não posso demorar muito. Hoje, eu consegui vários atendimentos aqui rapidinho na porta de casa”, contou dona Sidineia.
- Área de lazer
- Roda de conversa
- Apresentação musical
Além de atendimentos, o evento também ofertou uma roda de conversa sobre violência doméstica ministrada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Central, atividades artísticas e uma área de lazer para o público infantil, com pula-pula, pipoca e algodão doce. Para a gerente do Creas Central, o Suas na Comunidade também é uma ferramenta que proporciona levar discussões sobre temas relevantes até a comunidade. “O objetivo da roda de conversa foi contribuir para que elas possam identificar as situações diversas de violência e para que elas saibam como agir ao identificarem. Infelizmente, violência doméstica é algo muito comum de acontecer e as mulheres precisam ter essa informação sobre os tipos de violência e como denunciar. Por isso, a gente tem buscado ampliar o acesso aos nossos serviços indo até a população ”, explicou a gerente.