Um mutirão de serviços sociais foi oferecido aos moradores dos residenciais Campo e Campo Verde, no bairro Campinhos, durante esse domingo, 23. A Ação Social promovida pela a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, objetivou levar aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida informação sobre ações, programas, projetos e serviços disponíveis no Município.

Representantes das secretarias municipais de Serviços Públicos; Educação; Saúde; Desenvolvimento Social; Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) e da Procuradoria Jurídica do Município participaram da ação. Somado a elas, também estiveram presentes outras instituições, como o Banco do Povo, a Defensoria Pública Estadual e a Polícia Militar da Bahia.

Enquanto as crianças se divertiam nos brinquedos infláveis, uma equipe da Coordenação de Limpeza Pública trabalhava no entorno dos residenciais; ao mesmo tempo, idosos recebiam acolhimento e orientações sobre cuidados com a saúde. Quem tinha alguma dúvida sobre questões judiciais recebeu a ajuda de uma equipe de advogados da Procuradoria do Município e da Defensoria Pública Estadual. Famílias foram cadastradas pela Equipe do Centro de Referência em Assistência Social. Pessoas de diversas idades passaram pela equipe de saúde para aferir de pressão, medir a glicemia e receber informações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Miguel Felício, secretário de Desenvolvimento Social

O secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, explicou que o objetivo da ação foi facilitar ainda mais o acesso da população aos serviços públicos. “Essa atividade, como outras que nós realizamos, procura uma aproximação com a comunidade, levando os serviços da Prefeitura para que eles tenham conhecimento, para que eles tenham as melhores informações referentes à saúde, educação, políticas de assistência social, e para que eles se apropriem desses serviços”, comentou.

João Bosco dos Santos

Nos residenciais Campo e Campo Verde, moram cerca de mil pessoas. Para os moradores, a ação social foi uma boa oportunidade de entretenimento e informação. O pedreiro João Bosco dos Santos que se mudou para o local há quatro meses, elogiou o evento. “Estou achando muito bom. É uma coisa que sempre deveria acontecer. Eles estão trazendo muitas coisas que trazem benefícios para o nosso condomínio. Isso aqui é uma felicidade muito grande pra mim, pra minha família e para muitos que moram aqui. Além de nós termos ganhado uma casa, eles ainda trouxeram esses serviços”, afirmou.

Claudenice de Jesus Ribeiro aproveitou o domingo para passear com a filha de 8 anos. “Eu acho uma boa oportunidade para os moradores. Isso mostra que a Prefeitura está interessada na gente, e, se nós fizermos também a nossa parte, tudo aqui vai dar certo. Eu trouxe minha filha para passear, pra ela se divertir”, comentou.