Moradores do bairro Zabelê, em Vitória da Conquista, começaram a semana com desejo de cidadania fortalecido e reforçando os princípios da democracia participativa no município. Na noite dessa terça-feira, 19, eles participaram de mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP), promovida pelo Governo Municipal, na zona urbana da cidade. Na ocasião, também participaram moradores dos bairros Cidade Maravilhosa, Urbis IV, Urbis V e Loteamento Bateias II.

João Alberto Rodrigues, coordenador municipal do Orçamento Participativo

A área de eventos do Centro Educacional Professor Paulo Freire (Caic), local onde foi promovida a plenária, reuniu dezenas de representantes da comunidade e da Prefeitura. Eram gestores e cidadãos unidos por uma mesma proposta: uma cidade cada vez melhor. “No total, realizaremos 60 plenárias. Serão três meses de reuniões sucessivas para ouvir e dialogar com os cidadãos”, informou o coordenador municipal do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues.

Participação que gera benefícios – Durante as plenárias, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados com os recursos do orçamento da Prefeitura. Nas intermediações do bairro Zabelê várias ações já foram realizadas a partir das indicações do OP.

Foi por conta do Orçamento Participativo que os moradores comemoraram, por exemplo, a ampliação da creche e da escola do Caic, a iluminação da Avenida Altino Pereira e a construção do campo do Nelson. “O Orçamento Participativo gera obras. Na nossa região já tivemos várias. Por isso, é importante participar agora, porque assim vamos conseguir ainda muito mais”, opinou o presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Maravilhosa, Gildásio Silva.

Gildásio Silva, presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Maravilhosa

Congresso do OP – No próximo dia 8 de junho, no 10º Congresso do Orçamento Participativo, os delegados eleitos durante as plenárias do OP apresentarão as prioridades definidas em cada localidade. Nessa terça-feira, no bairro Zabelê e adjacências, foram eleitos quatro delegados e dois suplentes.

Rosimeire Souza, psicóloga e moradora do Loteamento Bateias II

Para a psicóloga e moradora do Loteamento Bateias II, Rosimeire Souza, o Orçamento Participativo é um dos grandes exemplos de Governo democrático. “Esse processo de mobilização popular é de suma importância. Com ele, a população participa da gestão pública municipal e tem voz, vez e é ouvida”, reiterou.

Renan Santana, morador do bairro Cidade Maravilhosa

Ao conhecer de perto as demandas da comunidade, a gestão pública municipal se fortalece a cada dia. De acordo com o secretário, Renan Santana, morador do bairro Cidade Maravilhosa, esse é um aspecto muito positivo. “Parabenizo o Governo de Vitória da Conquista por dar essa oportunidade à população de apontar as demandas por meio do OP. Isso é muito importante, tendo em vista que somos nós, moradores, que vivenciamos cada uma das necessidades”, reforçou.