A comunidade atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila América acaba de ser contemplada com mais um grupo do projeto “Prevenção de doenças e agravos não transmissíveis (DANTS)”. Essa é a primeira etapa para que esse grupo, futuramente, torne-se fixo, atendendo permanentemente à região. O projeto, que é realizado pela Prefeitura através da Vigilância Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde, já acontece na Policlínica Doutor Ademário Silva Santos, na Unidade Básica de Saúde Hugo de Castro Lima e na Unidade Básica de Saúde Doutor João Melo Filho. Com ele, usuários com doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e obesidade tem transformado o seu estilo de vida.

A coordenadora da Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge, explicou que, nesta primeira fase do projeto na Unidade, está sendo feita a triagem dos pacientes que foram previamente indicados pelos agentes comunitários de saúde (ACS). “Após esta fase inicial, daremos início aos encontros do grupo, toda quarta-feira no espaço do Cras. Posteriormente, duas vezes por semana, acontecerão as atividades físicas. Além disso, os usuários são acompanhados individualmente pela nutricionista da UBS”, explicou a coordenadora.

Quem está participando desta nova turma do DANTs comemora a iniciativa. Esse é o caso de D.S.S., moradora do Vila América. Ela conta que, nos últimos dois anos, ganhou muito peso, atingiu o nível dois de obesidade e passou a sofrer com hipertensão arterial. “Preciso da ajuda do projeto porque tem a questão financeira, também. Não posso pagar um nutricionista e nem academia”, explicou ela.

Cada edição do DANTs tem duração de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. Ainda de acordo com a coordenadora da Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge, o projeto deve crescer nos próximos meses. Ela afirma: “Ainda este ano outras UBS também vão receber o projeto para atender aos pacientes que se enquadrem no perfil de síndrome metabólica”.