Governo
Postado em 22 de abril de 2013 as 12:06:55 e atualizado em 23 de abril de 2013 as 13:01:12
A ampliação da agenda do OP, em 2013, permitiu que o povoado fosse sede de uma plenária pela primeira vez
Pela primeira vez, a população do povoado de Abelhas pôde participar de uma plenária do Orçamento Participativo em seu próprio território. Por decisão do Governo Municipal, o número de plenárias preparatórias para o 10º Congresso do OP foi aumentado, o que possibilitou que a participação direta da população fosse possível em um número bem maior de comunidades.
Dessa forma, por não precisar mais se deslocar até Inhobim para apresentar suas reivindicações, cerca de cinquenta pessoas lotaram uma das salas da Escola Municipal Manoel Martins Ferreira, na tarde do último sábado, 20. Além de Abelhas, havia moradores das comunidades de Baixa da Porteira e Lamarão.
A própria unidade escolar onde se realizou a plenária é um exemplo da eficácia do OP. Afinal, a reforma completa do prédio, realizada pela Prefeitura Municipal, foi uma solicitação apresentada pela população em plenárias anteriores. O posto de saúde, localizado bem em frente à escola, também foi reformado graças à participação popular por meio do OP.
“Estamos fazendo um número maior de plenárias para que o Governo vá até onde o povo está”, explica o coordenador do OP, João Alberto Rodrigues. Para o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, há uma perspectiva de que o OP se espalhe ainda mais pelo município, atingindo os povoados mais distantes da área urbana. “É evidente que, quanto mais espalharmos e fizermos plenárias, maior é a participação das pessoas, por isso, vamos continuar com esse processo e esperamos que, no próximo congresso, o número de plenárias seja ainda maior”, afirmou Alves.
Trabalho sério – A professora Luziglécia Silva, que atua tanto nas séries iniciais quanto na Educação para Jovens e Adultos (EJA), considerou “importante” que a plenária tenha sido realizada em seu povoado. “É muito válido que as pessoas possam falar dos problemas que elas enfrentam aqui na comunidade, e que haja alguém para ouvi-las. Reconheço o trabalho sério do Governo Municipal em relação a isso”, explicou.
Ao final da plenária, os moradores elegeram cinco delegados titulares: José Barbosa, Isaac Pereira, Maria Edna Ferreira, Genaildes Santos e Manoel Ribeiro, acompanhados de três suplentes: Iraci Vilas Boas, Jozeane Bandeira e Valdemar Dias. No 10º Congresso do OP, agendado para 8 de junho, essas pessoas terão a missão de defender as reivindicações eleitas democraticamente como prioridades para a sua região.
OP em Matinha – A partir das 18h do mesmo sábado, outra plenária foi realizada no povoado de Matinha, a 15 quilômetros de Abelhas, contemplando também os povoados de Lixa, Sossego e Barro Vermelho. Nada menos que 98 pessoas compareceram, a maioria formada por jovens que lotaram a sala de aula da Escola Municipal Afonso Hoffman, provocando na equipe do OP uma agradável surpresa. “Foi surpreendente a qualidade da participação das pessoas. A discussão foi de alto nível”, salientou o coordenador João Alberto. A plenária rendeu dez delegados titulares e cinco suplentes, que foram eleitos para defender, no dia 8 de junho, as prioridades enumeradas pelos moradores da região.