A partir de hoje (26), equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizam a operação Cata-Bagulho na Urbis VI e Morada Real. Objetos inservíveis, a exemplo de fogões, geladeiras, sofás, camas, colchões velhos e recipientes diversos, estão sendo recolhidos das residências e terrenos. Um dos objetivos da ação é combater possíveis focos de reprodução de insetos causadores de doenças, especialmente do Aedes Aegypti.

A população deve separar todo material que esteja sendo armazenado em casa, sem uso, para o devido descarte.

Equipe recolhe entulhos no Loteamento Morada dos Pássaros

Até essa terça-feira (25), a operação esteve trabalhando no loteamento Morada dos Pássaros com o recolhimento de materiais inservíveis e também com orientação à população.

“Além de orientar sobre a operação, a gente fala para os moradores sobre a importância de separar o lixo corretamente e de colocar o lixo na hora correta”, explicou o agente ambiental João Pedro Vieira.

Equipe passa de porta em porta num trabalho educativo

A operação – Antes de iniciar o recolhimento, os moradores são avisados sobre a chegada do “Cata-Bagulho”. Primeiro, agentes ambientais divulgam o serviço in loco e orientam sobre a importância de manter a casa limpa e livre de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya; depois, o caminhão passa pelas ruas com outra equipe de trabalho, já fazendo o recolhimento dos resíduos. Em seguida, a descarga é realizada em uma área específica na região do aterro sanitário.

O secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, ressalta o objetivo do trabalho: “Essa é uma ação ambiental e de limpeza pública, além disso, colabora diretamente com a saúde da população ao retirar das ruas, terrenos e quintais, materiais em desuso que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti”.

De janeiro a julho deste ano, a operação coletou 201 toneladas de resíduos volumosos.

Além da Operação Cata-Bagulho, a Sesep está nesta semana, realizando também mutirões de limpeza e roçagem nos bairros Recanto das Águas, Miro Cairo, Ibirapuera, Candeias e Alto da Boa Vista.