Educação
Postado em 1 de agosto de 2014 as 16:24:58
“O espírito da poesia” é o título que decora a capa do primeiro livro de Bernardo Ribeiro, estudante da Escola Municipal Lycia Pedral. Aos 11 anos, o jovem teve o seu talento prodígio descoberto dentro da escola, onde foi alfabetizado. Com o apoio e o incentivo da instituição, o compilado de poesias de Bernardo foi lançado no mês de junho, e o reconhecimento por sua obra tem alcançado toda a cidade.
Prova disso é que, na manhã desta sexta-feira, 1º, o estudante foi homenageado com uma moção de aplauso na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. O ato foi proposto pelo vereador Florisvaldo Bittencourt, que, na oportunidade, ressaltou o poder da educação pública em modificar vidas. “A Escola Municipal Lycia Pedral teve sua estrutura inteiramente reformada, fruto de investimentos que têm sido feito em toda a Rede Municipal de Ensino, inclusive na zona rural. Essa escola é um exemplo para a rede, pois conta com professores preocupados em encontrar talentos como o de Bernardo e em produzir uma sociedade transformadora”, destacou o vereador.
Ainda tímido diante dos holofotes, Bernardo revelou que a sensação diante da cerimônia foi o misto entre o nervoso e a felicidade. A sua relação estreita com a poesia teve início por volta dos seis anos de idade, quando começou a dominar a técnica das palavras. Sobre a contribuição da Escola Lycia Pedral para a realização do inesquecível momento, o jovem poeta foi enfático: “Ajudou muito, pois foi lá que eu aprendi a ler e a escrever”.
Quem acompanhou esse processo desde o início foi a professora Adelaide Freire Santos, que também foi homenageada. Foi ela quem teve a sensibilidade para notar o dom de Bernardo e quem apoiou o seu desenvolvimento. “É um momento singular de extrema emoção, por poder receber o reconhecimento de um trabalho. Essa tarefa de professor é mais que um trabalho, é uma missão”, afirmou. A professora ressaltou ainda a importância de não deixar que o talento de Bernardo fique retido na escola, mas que transponha os seus muros para apreciação de toda a sociedade.
O sentimento de alegria é compartilhado pela diretora da Escola Municipal Lycia Pedral, Elisângela dos Santos. “É muito gratificante ter um aluno poeta. Nós temos muitos alunos com talentos, às vezes escondidos, e estamos com o olhar atento para descobri-los. Nós levamos a educação a sério e queremos que nossos alunos se sobressaiam na sociedade”, disse. Segundo ela, Bernardo tem sido inspiração para outros alunos da instituição, que estão se motivando a trabalhar a poesia, a dança e a música, por exemplo.
Melhorias na Escola Lycia Pedral –No mesmo dia em que foi lançado o livro de Bernardo, aconteceu a entrega da Escola Lycia Pedral à comunidade, após a reforma e a ampliação. A instituição conta com 1.050 alunos, da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Os investimentos na recuperação da infraestrutura somaram R$ 1,3 milhão e possibilitaram a revitalização de estruturas já existentes, bem como a construção de novos espaços, como uma sala de informática, por exemplo.