Será realizada nesta sexta-feira (18) a missa de um ano do falecimento do ex-prefeito Herzem Gusmão, na Igreja Santa Dulce, às 17h.

Herzem Gusmão foi eleito pela primeira vez em 2016, tendo como vice-prefeita Irma Lemos, e durante quatro anos trabalhou intensamente pela melhoria da qualidade de vida dos conquistenses, com ações marcantes nas áreas de saúde, educação, esporte, desenvolvimento social, urbano e rural, meio ambiente, mobilidade urbana e serviços públicos. Entre as marcas da sua administração estão a Avenida José Pedral Sampaio e a reforma da Avenida Olívia Flores, além da pavimentação e drenagem de bairros inteiros, especialmente na periferia.

Graças a um projeto inovador, em 2019, a meta do Ideb definida pelo Ministério da Educação para os anos iniciais era de 5,2 e a Rede Municipal de Educação alcançou 5,6 (nota acima, inclusive, da projetada para 2021). Já para os anos finais, a meta era 4,4 e o município alcançou 4,6 (nota projetada para 2021). Também na Assistência Social, Herzem Gusmão fez questão de revitalizar o Programa Municipal de Habitação, priorizando, durante seus primeiros quatros anos de governo, as ações de regularização fundiária, com a tão sonhada entrega das escrituras dos lotes.

Um dos sonhos de Herzem era atender um desejo antigo da população e entregar a Vitória da Conquista uma nova estação de ônibus, moderna, em substituição ao antigo terminal, que já tinha mais de 30 anos de existência. O projeto se concretizou em junho do ano passado, quando foi entregue a Estação que recebeu o nome do ex-prefeito, homenagem feita por meio de lei aprovada pelos 21 vereadores e sancionada pela prefeita Sheila Lemos.

O compromisso com o município e com a população que ele tanto amava e o êxito da gestão foram reconhecidos nas eleições de 2020, quando Herzem Gusmão, tendo como vice a atual prefeita Sheila Lemos, foi reeleito com 54,71% dos votos válidos. Em 7 de dezembro do mesmo ano, foi diagnosticado com Covid-19 e internado no dia 18. No dia 26 daquele mês ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, onde faleceu em 18 de março de 2021.

Durante toda esta semana, Herzem foi homenageado com manifestações de saudade de vários setores da sociedade enesta sexta-feira ele será homenageado com uma missa na Igreja Santa Dulce, que ele ajudou a erguer.