Com o objetivo de trazer soluções práticas para o dia a dia vivenciado pelos micro e pequenos empresários, a Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou o II Workshop para Empreendedor nesta quarta-feira (22). O evento aconteceu no auditório do Planetário Everardo Públio de Castro, onde foram ministradas cinco palestras cujos temas foram: Como gerar valor ao seu produto ou serviço e conquistar clientes; Impacto emocional na tomada de decisões; Captação de cliente; Oito caminhos da prosperidade nos negócios; e Fluxo de caixa.

Nirlânia Amorim

De acordo com a coordenadora da Sala do Empreendedor, Nirlânia Amorim, os conteúdos foram pensados a partir do diálogo contínuo com os empreendedores com os quais o serviço tem contato. “Ouvindo as demandas de cada empresário, a gente tem uma noção maior a respeito das dores que eles enfrentam no cotidiano. Inteligência emocional, mesmo, é um exemplo forte porque a maioria divide conosco a dificuldade particular de tomar decisões sob pressão”, explicou a coordenadora. “Trazer esses conteúdos em oportunidade gratuita, como essa, é proporcionar mais conhecimentos, além de um ambiente propício para network”, adicionou.

Na atividade solo há mais de oito anos, a massoterapeuta Rosângela Oliveira Santos viu nesse encontro uma ótima chance de ampliar o próprio aprendizado. “Normalmente, temos que pagar para ter esse tipo de formação, então, com esse evento gratuito, onde qualquer pessoa pode ter acesso, para mim está sendo muito útil. Sempre que tem palestras da Sala do Empreendedor eu me esforço para participar”, contou.

A atividade chamou a atenção de moradores de outras cidades, a exemplo de Denise Santos Novaes, que reside em Poções. “É a primeira vez que eu participo desse tipo de encontro e estou gostando bastante. Estou em um momento de evolução na minha empresa, transitando de uma pequena empresa para uma grande empresa, e a gente ter acesso a esse tipo de informação apresentada hoje, que a gente não vê em qualquer lugar, dá um norte. Ainda mais em um workshop que trabalha várias temáticas”, disse Denise, proprietária de um empreendimento de psicologia escolar.

Sala do Empreendedor – O serviço é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), que visa proporcionar assessoria empresarial e assistência para modelagem de negócio, oferecendo palestras em parceria com o Sebrae e outras instituições. A Sala do Empreendedor está localizada no Centro Cultural Glauber Rocha – Zona Oeste da cidade – e pode ser contatada através do número de telefone 77 98856-3603.