Clotildes Costa Alves e filha na sessão fotográfica

Doadoras do Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos tiveram um Dia de Estrela nesta quarta-feira, 16. Limpeza de pele, maquiagem, penteado e sessão fotográfica foram oferecidos gratuitamente a estas mamães que, além de amamentarem seus filhos, doam seu leite para que outros recém-nascidos se beneficiem deste rico alimento.

Clotildes Costa Alves estava com sua filhinha de três meses se preparando para ser fotografada e falou sobre o Dia de Estrela: “Eu comecei a doar justamente porque eu vim num evento desse. Uma amiga minha que já doava falou a respeito e eu vim e vi como era importante para as mães. É bom porque divulga a importância da amamentação”.

Desde a primeira semana de amamentação de sua bebê de dois meses, Deise Andrade é doadora do Banco de Leite. Ela participou do Dia de Estrela e fez questão de ressaltar os benefícios do leite materno: “Minha filha nasceu com baixo peso e, em pouco tempo, ela conseguiu recuperar o peso por conta do leite. Talvez a gente pense que amamentar através de mamadeira pode ser uma forma rápida, mas eu vou dar um exemplo prático: eu só fui amamentada por um mês e hoje tenho vários problemas de saúde; já meu irmão foi amamentado exclusivamente até os 10 meses e ele raramente adoece, então a gente percebe a diferença. Realmente, você vê a longo prazo como o leite materno foi fundamental para seu filho”, afirmou.

Deise Andrade se prepara para fotografia

Além das doadoras, as mulheres que deram à luz recentemente e estão internadas no Esaú participaram de uma roda de conversa com a equipe da Coordenação de Vigilância Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde e professoras da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento contou também com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), Visage – Formação Estética e de Jeanne Lopes – Retratos de Família.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos, essa atividade faz parte do “Mês Dourado”, instituído pelo Governo Federal, este ano, para ressaltar a importância do aleitamento materno. “Estamos hoje aqui sensibilizando as mães e os acompanhantes para que incentivem o aleitamento materno, já que este é o melhor alimento para o bebê até o sexto mês de vida, sem precisar de nada mais; é um alimento 100% gratuito, que toda mãe é capaz de produzir; que de fato promove para o bebê o melhor começo de vida e consequentemente contribui com a redução das taxas de mortalidade infantil”, ressaltou Vasconcelos.

Abertura do evento contou com a presença do diretor administrativo Diogo Gomes Feitosa

Abertura contou com a presença do diretor administrativo Diogo Gomes Feitosa

Em Vitória da Conquista, o Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos criou uma programação de atividades que se estendem até o final de agosto em parceria com outros órgãos municipais e instituições de ensino superior. Veja as que ainda serão realizadas:

Palestras sobre Aleitamento Materno:

17/8 – Unidade de Saúde da Família do Coveima (às 14h);

22/8 – Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC (às 19h30);

23/8 – Unidade de Saúde da Família do Miro Cairo (às 14h);

24/8 – Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC (às 9h);

25/8 – Centro de Saúde Régis Pacheco (às 13h).

30/8 – Feira de Saúde, no Shopping Conquista Sul (das 14h às 20h).