Cultura
Postado em 9 de maio de 2018 as 12:56:09
Entre 14 e 20 de maio, a Casa Memorial Governador Régis Pacheco recebe a programação da 16ª Semana Nacional de Museus. O evento é promovido pelo Museu Literário Profª. Amélia Barreto de Souza, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.
Neste ano, a Semana de Museus tem como tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” e acontece em todo o Brasil, com programações diversas e abordagens de diferentes temáticas. Mesmo com o destaque para o aspecto digital, o Instituto Brasileiro de Museus, responsável pela iniciativa, ressalta o papel essencial das relações interpessoais nos museus: “as memórias têm cheiro, cor, gosto… e isso é ainda demasiadamente humano”.
No Memorial, a programação reúne fotos, poemas, desenhos e memórias da zona rural de Vitória da Conquista, além de esculturas em barro, visita guiada e uma oficina. Confira a programação completa:
14/5:
9h – Solenidade de Abertura
9h30 – Palestra “Museus como espaços informais de educação” – Museóloga Prof. Karine Porto.
14 a 20/5:
Exposição Painel – Fotografias das Escolas Municipais do Círculo Escolar Integrado (CEI) de Cabeceira, contemplando os povoados de Periperi, Caiçara, Cabeceira, Lagoa de Justino, Itapirema, Vereda Grande.
Painel – Poemas e desenhos de alunos do Ensino Fundamental do CEI de Cabeceira.
Esculturas em barro – M & S Artesanato
Visitas guiadas para alunos ao acervo da Casa Memorial Governador Régis Pacheco e ao Museu Regional de Vitória da Conquista.
17/05:
14h – Oficina: Belezas Afro-brasileiras e Encantos do Turbante. Profa. Ms. Graziele Novato.
20/05:
14h – Homenagem aos parceiros dos Encontros de Leitura do Proler/UESB Conquista, realizados nos CEIs dos povoados.
Sobre o Museu Literário – Organizado em 2006 pelo Comitê Proler/UESB de Vitória da Conquista, o Museu Literário Profª. Amélia Barreto de Souza é composto por fragmentos de bibliotecas particulares, com muitas obras valiosas, incluindo exemplares de edições já esgotadas e livros com comentários escritos pelo leitor. Contém originais manuscritos e datilografados de neo-escritores autodidatas, entre eles prisioneiros, trabalhadores rurais e de serviços informais. O Museu abriga ainda um acervo de contos fabulares do projeto “Histórias Populares do Sertão da Ressaca”.
SERVIÇO
16ª Semana de Museus
De 14 a 20 de Maio de 2018
Local: Casa Memorial Governador Régis Pacheco
Praça Tancredo Neves, 191 – Centro. Vitória da Conquista
Aberto à visitação das 8h30 às 17h30