Mais de dez pessoas estão trabalhando diariamente na confecção de todas as peças

Um dos destaques do Natal da Cidade é o Memorial do Reisado, espaço montado na Casa Régis Pacheco, que todos os anos recebe milhares de visitantes. Este ano, o memorial fará uma homenagem aos ternos de reis e ao artista plástico J. Murilo, mineiro radicado em Vitória da Conquista e que faleceu este ano.

Para montagem do ambiente, mais de dez pessoas estão trabalhando diariamente na confecção de todas as peças, ricas em detalhes. De acordo com a cenógrafa Victória Vieira, os dias que antecedem a abertura do memorial ao público são de muito trabalho, e a pesquisa para a concepção do espaço é feita em várias fontes, com bastante antecedência.

Victória Vieira, cenógrafa

Para 2013, o Memorial continuará privilegiando os diversos tipos de linguagens artísticas, a exemplo do teatro de marionetes. “Este ano vamos fazer o Auto de Floripes, que conta a guerra entre mouros e cristãos. Essa história serviu de base para muitas das manifestações culturais brasileiras e, inclusive, para os reisados brasileiros”, explicou Victória.

Memorial do Reisado é um dos locais mais visitados durante o Natal da Cidade

Também serão apresentados a sala do oratório, com a figura do Divino Espírito Santo, cultuado pela maioria dos ternos de reis, o tradicional presépio e a sala de maquetes, com manifestações culturais do Brasil durante o período natalino.

O Memorial do Reisado, que será aberto nos próximos dias, também abriga concurso de minipresépios, apresentações de corais e dos tradicionais ternos de reis.