As celebrações das festas juninas em Vitória da Conquista costumam valorizar a cultura e a tradição local. Anualmente, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, reúne ícones da cultura regional para a confecção da Vila Junina e do Memorial do Forró, que se tornam atrações no Forró Pé de Serra do Periperi.

Este ano, a exposição realizada na Casa Régis Pacheco faz uma homenagem ao compositor, poeta e folclorista brasileiro, Zé Dantas, que compôs cerca de 100 músicas com coautoria e interpretação de Luiz Gonzaga. O material cenográfico é concebido por Victoria Vieira, juntamente com Marcelo Viana e Adriano Siqueira, e faz alusão ao pernambucano de Carnaíba.

A partir desse sábado, 15, os visitantes poderão conferir a exposição com um teatro de marionetes que faz referência à música “Samarica Parteira”, composta por Zé Dantas e imortalizada na voz de Gonzagão. Haverá ainda maquete celebrando as festas na roça e que prezam pela beleza rústica que caracteriza o traço natural da cultura popular.

Vila Junina– Batizado de Arraiá Vila da Conquista, o local em frente à Casa Régis Pacheco nos remete a um lugarejo rural. Ali, em meio às casinhas de pau a pique, ou de enchimento, ou de taipa, os visitantes voltam no tempo e podem conhecer ou rever a tradicional igrejinha, o forno a lenha, composto de “adobão”, e saborear as iguarias típicas da cultura junina, como canjica, amendoim, mingau, licores e o popular quentão. Além desses atrativos, o Arraiá Vila da Conquista traz uma programação musical à parte, iniciada diariamente, a partir das 19h.

Confira a programação:

15/06 – SábadoJoão Fontes
Forrozão Baião de dois
16/06 – domingoBanda Morena Fogosa
Forró Canta Brasil
17/06 – segundaCarlão dos 8 baixo
18/06 – terçaJoãozinho da Gabiraba
19/06 – quartaTrio Forró da alegria
20/06 – quintaQuinteto da Limeira
21/06 – sextaVanilson do Acordeon e os pioneiros do Forró
22/06 – sábadoForró Namemória
23/06 – domingoMel de cana
24/06 – segundaCandeeiro Encantado