Notícia Destaque
Postado em 28 de outubro de 2018 as 11:29:18
Os trabalhos para elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Vitória da Conquista começaram. A Prefeitura Municipal designou a Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP) para realizar o planejamento estratégico da cidade e nessa sexta-feira (26) ocorreu a instalação do Grupo Administrativo do PDDU, composto por 64 servidores municipais, nomeados pelo Decreto nº 18.889, que acompanharão o processo de elaboração do plano.
Na primeira reunião, realizada no auditório da Rede de Atenção, a equipe da FEP apresentou a finalidade, os produtos e o plano de trabalho do PDDU. Outro assunto em pauta foi a formação do GA do Plano Diretor do Distrito Aeroportuário (PDAP).

Prefeito Herzem Gusmão e consultor da FEP, Raymundo José Garrido
“Muito importante e histórico esse momento. Conquista haverá de tomar conhecimento do que é desenvolver, planejar estrategicamente para terceira maior cidade da Bahia. Conquista merece o melhor e temos a obrigação de não improvisar, por isso buscamos o melhor do Brasil”, declarou o prefeito Herzem Gusmão na abertura do encontro.
Na oportunidade, o consultor de Economia e Gestão Pública, Raymundo José Garrido, apresentou a visão geral do Plano 2020 de Vitória da Conquista, destacando a criação da Agência Reguladora Municipal (Agervic). “Esse governo é um governo que vai dar oportunidade para que projetemos Vitória da Conquista para 2040. Vamos preparar a cidade para seus 200 anos. E os senhores haverão de acompanhar o que estamos fazendo”, disse o engenheiro Garrido se dirigindo aos presentes.

A assistente social da Fundação fala sobre o funcionamento do GA
Os aspectos gerais e metodológicos do PDDU e do PDAP foram explanados pelo arquiteto Antônio Heliodório, consultor de Planejamento Urbano. Coube a assistente social, Joice de Jesus Moraes, explicar sobre a organização e o funcionamento do GA. Os membros analisarão os produtos que compõem o plano e poderão propor correções, alterações e complementações julgadas pertinentes em cada uma das 19 unidades administrativas da Prefeitura.
Para a engenheira sanitarista Márcia Amorim, representante da Secretaria de Serviços Públicos é importante a participação da equipe técnica municipal: “A elaboração desse plano é o futuro de Conquista, então precisa ter pessoas da cidade, que estão trabalhando o dia a dia para participar desse planejamento. Tenho alguns anos que trabalho na área de saneamento básico e limpeza e vou contribuir no que puder na minha área”.
Cada grupo de trabalho, formado de três a sete membros, vai se reunir para analisar o PDDU e fazer sugestões.

Equipe da Escola Politécnica da Bahia, prefeito e secretário de Infraestrutura abrem os trabalhos do GA-PDDU