Meio Ambiente
Postado em 14 de maio de 2025 as 16:33:26
O Comitê Técnico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se encontrou na tarde desta quarta-feira (14), na Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) para uma capacitação remota sobre os indicadores locais.
De acordo com a coordenadora do Comitê ODS PMVC, Ludmila Araújo, esta é a primeira reunião após o 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia, que foi uma demanda das ações que o comitê vem realizando no município, por meio do trabalho intersetorial de 10 secretarias municipais.
“A gente hoje vai ter uma capacitação remota com uma equipe do Programa Cidades Sustentáveis que vai falar para a gente sobre a questão da construção dos indicadores, o que são os indicadores para que a gente possa, para as próximas reuniões, saber trabalhar com estes indicadores e tentar modificar também os cenários que forem necessários, sempre buscando a melhoria do índice e o objetivo principal para mover um impacto positivo na qualidade de vida da população”, destacou.
- Ludmila
- Juliano
A capacitação remota foi realizada por Clarice Meyer, coordenadora de Avaliação e Gestão do conhecimento do Instituto Cidades Sustentáveis, que também participou, de forma remota, do 1º Encontro ODS do Sudoeste. Durante esta tarde, foram abordados os indicadores críticos para buscar as melhorias.
No início da capacitação, a coordenadora do comitê lembrou que membros do comitê também estão inseridos no comitê do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, onde está sendo trabalhada a leitura relacionada aos ODSs, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), entre outras questões. “Então, é um momento oportuno para a gente poder entender mais o nosso trabalho no PPA e, principalmente, também no comitê técnico, que nós estamos com uma leitura dos nossos indicadores”, disse.
Integrante do comitê, o coordenador de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica, Juliano Gusmão, falou sobre esse trabalho desenvolvido pelo grupo. “Nós avaliamos vários indicadores que fazem parte dos indicadores do programa Cidades Sustentáveis e nós integrantes analisamos esses dados, vemos como está o histórico e também quais são as perspectivas para o futuro. Então, pensamos em projetos e ideias para melhorar esses indicadores. Existem diversos indicadores de várias áreas, eu sou da Saúde, e com essas atividades do comitê, a gente consegue integrar diversos setores, de várias secretarias, o que é muito importante para a gente avançar em diversas áreas do município”, pontuou.
Cidade Sustentável – Durante o 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia, a prefeita Sheila Lemos sancionou a Lei Municipal nº 2.979/2025, que dispõe sobre a adesão à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) como diretrizes de políticas públicas em âmbito municipal. Com a sanção da lei, a Prefeitura busca incorporar os ODS à administração pública municipal, assegurando o alinhamento das ações governamentais às metas estratégicas que impulsionam o desenvolvimento harmonioso das esferas social, econômica e ambiental em benefício da população de Vitória da Conquista.