Nessa terça-feira, 5, treze médicos inscritos no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) iniciaram as atividades em Vitória da Conquista. O programa, criado pelo Governo Federal, estimula a formação dos profissionais para atuarem nos municípios do interior.

Além de compor as 38 equipes de saúde já existentes, a chegada dos novos médicos vai possibilitar a criação de cinco novas equipes de saúde. Serão implantadas equipes na Lagoa Formosa, Lagoa das Flores e Patagônia. Já o bairro Urbis VI ganhará uma terceira equipe e o Miro Cairo, a segunda.

A secretária adjunta de Saúde, Karine Brito, destacou a organização da rede de Atenção Básica e a importância do programa do Ministério da Saúde para contratação de médicos. “Este é um incentivo muito importante do Governo Federal, para fixação de médicos no interior, pois a maioria acaba optando pelas capitais. É um projeto que é bom para o profissional, para gestão e principalmente para população, que não ficará desassistida”.

Os 13 profissionais vão receber do Ministério da Saúde uma bolsa no valor de R$ 8 mil mensais, pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. Além disso, eles farão curso de especialização em Saúde da Família, oferecido por universidades públicas, e terão bonificação de 10% para Prova de Residência Médica, no final do ano de 2013.

A médica Barbara de Santana Rebouças é conquistense e fez sua graduação na Universidade Estadual de Feira de Santana (UESF). Ela viu no Provab a possibilidade de retorno à sua cidade natal. “Esse incentivo é muito importante, pois ajuda muita gente que foi fazer curso em outro município a retornar para cidade de origem”.

O médico João Ricardo Rebouças, também formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), escolheu Vitória da Conquista por conta da organização do sistema de saúde no município. “Em outras cidades, nós não temos as mesmas condições adequadas de trabalho. Aqui, a gente tem uma estrutura completa e trabalhamos com um pouco mais de suporte do que em outros locais”.

Incentivos –Para adesão dos médicos, Vitória da Conquista contou com a parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), que ajudaram na logística da contratação e na divulgação do programa.

Os profissionais participantes terão acesso às ferramentas do Telessaúde Brasil Redes, programa do Ministério da Saúde que promove a consultoria dos profissionais da Atenção Básica. As orientações acontecem por meio de teleconsultorias com núcleos especializados, localizados em instituições formadoras e órgãos de gestão.

Outra ferramenta disponível é o Portal Saúde Baseada em Evidências, plataforma que disponibiliza gratuitamente um banco de dados, composto por documentos científicos, publicações sistematicamente revisadas e outras ferramentas, como calculadoras médicas e de análise estatística. Esses instrumentos auxiliam a tomada de decisão no diagnóstico, tratamento e gestão.