A equipe de médicos do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, participa de um treinamento sobre as novas diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Durante dois dias, 30 e 31 de agosto, os profissionais estão se atualizando sobre o que há de mais recente nos procedimentos em sala de parto para combater a mortalidade neonatal.

O curso, que tem como título “Reanimação do Prematuro com menos de 34 semanas em sala de parto: Diretrizes 2016 da Sociedade Brasileira de Pediatria”, é organizado pela médica Carla Fraga, que coordena a UTI-Neonatal Hospital Esaú Matos. A médica explica que o treinamento dos médicos possibilita uma ação mais rápida em casos de necessidade de intervenção no parto.

“A nossa intenção com essa qualificação é diminuir as ocorrências de sequelas neurológicas nos bebês que sofrem na transição da vida intra-uterina para a vida extra-uterina. Além disso, é uma forma de equipar melhor a unidade, não apenas na parte humana como também na parte material”, enfatizou Carla.

O curso está sendo ministrado pela neonatologista da área técnica de Saúde da Criança da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Lilia Maria Caldas Embiruçu.

De acordo com ela, a Bahia está em 2º lugar no ranking nacional de mortalidade neonatal, e para combater estes números, o objetivo é treinar todo o corpo médico de todo o estado até 2019. “São treinamentos em diversos aspectos, como asfixia, hipotermia, transporte neonatal, cardiopatia congênita e muitos outros”. Ela ainda completa: “A gente está num grande movimento para que esta capacitação aconteça”.

O treinamento deve se estender a outros grupos de profissionais da unidade, alcançando toda a equipe da assistência neonatal do Esaú Matos. “A nossa intenção é que até dezembro todos os médicos que assistem aos recém-nascidos passem pelo curso. Além deles, os enfermeiros também deverão participar, pois eles são treinados a nos auxiliar”, assegurou Carla.