A Educação de Jovens e Adultos (EJA), como modalidade do ensino fundamental, objetiva assegurar, gratuitamente, oportunidades educacionais apropriadas àqueles que não concluíram o Ensino Fundamental na idade certa. O acesso à educação de Jovens e Adultos é um direito público, por isso o Governo Municipal oferta e estimula matrículas, oportunizando o acesso e a permanência dos jovens e dos adultos, inclusive àqueles com necessidades educacionais especiais.

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista já começaram e seguem até o dia 17 de janeiro. Os pais ou os responsáveis devem se dirigir as escolas municipais munidos de uma cópia da certidão de nascimento ou do RG do aluno, do comprovante de residência e do atestado ou do histórico escolar. Os alunos com necessidades educacionais especiais, é necessário ainda a apresentação do laudo médico, comprovando que podem frequentar o ambiente escolar.

A Educação de Jovens e Adultos será oferecida por meio de curso presencial organizado em dois segmentos: Segmento I, correspondente à escolaridade dos cinco primeiros anos do ensino fundamental, terá a duração de três anos, com uma carga horária mínima de 2.400 horas letivas, e o Segmento II, que diz respeito aos quatro últimos anos do ensino fundamental, terá a duração de dois anos, com uma carga horária mínima de 1.600 horas letivas.