O encerramento da Oficina de Compostagem na horta comunitária do bairro Vila América teve uma programação diferenciada para as 15 participantes na manhã desta quarta-feira (14). Como parte da programação do Março Mulher, a equipe técnica do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav) participou do encontro com uma atividade educativa sobre os direitos das mulheres e prevenção à violência.

Para a produtora Vera Lúcia Barbosa, foi um momento de muito aprendizado. “Eu achei muito bom, muito importante, porque a gente também passou a conhecer muito o que a gente ainda não conhecia. E hoje eu fiquei conhecendo também os direitos da mulher”, disse.

Genilda Sousa da Silva também é agricultora na horta comunitária e gostou do que ouviu na palestra. “Eu aprendi muito sobre o Dia das Mulheres, do tempo em que as mulheres não podiam ter liberdade, e hoje nós todas temos liberdade. Eu achei muito bonitas essas palavras”, disse.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Dayana Andrade, explicou a proposta da ação. “As mulheres são maioria à frente das hortas comunitárias aqui no município de Vitória da Conquista. Então, a proposta foi levar a campanha do Março Mulher até os territórios que possuem hortas comunitárias, promovendo um momento de reflexão, onde explanamos sobre os direitos e conquistas das mulheres ao longo dos anos e também falamos sobre prevenção da violência contra a mulher”, afirmou.

Oficina de compostagem – As secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Desenvolvimento Rural (SMDR) oferecem assessoria técnica aos produtores das hortas comunitárias mantidas pela Prefeitura, por meio de orientações práticas.

Na Oficina de Compostagem, os produtores aprendem a produzir adubo orgânico utilizando os próprios resíduos produzidos na horta. “Ao fim de 90 dias, eles terão um adubo de excelente qualidade, aproveitando todo aquele material que seria jogado fora e agora está sendo reaproveitado nas hortas”, detalhou o engenheiro agrônomo da SMDR, João Rubens.

A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Semdes, Karine Barros, também falou da importância da ação para os produtores. “Foi muito gratificante concluir as oficinas sobre compostagem na hortas comunitárias. Com essas práticas, foi possível levar ensinamentos sobre a reciclagem da matéria orgânica que seria descartada, e agora será aproveitada para a produção do composto orgânico de excelente qualidade para enriquecer o solo”, ressaltou.

A atividade educativa do Março Mulher também acontecerá no encerramento da oficina da horta comunitária do Jardim Valéria, no dia 28 de março; e do Kadija, no dia 4 de abril. No último dia 7, a ação foi realizada na horta do Recanto das Águas.