“Café com elas” foi o primeiro compromisso dos gestores municipais nesta segunda-feira (9). O evento faz parte da programação do Março Mulher promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. E nesta manhã, foi a vez das servidoras da própria secretaria serem homenageadas.

São essas servidoras que trabalham na promoção de políticas públicas voltadas, entre outros públicos, para mulheres. “Hoje é mais um dia de luta, de conquistas e não podemos parar. Estive três anos à frente de Desenvolvimento Social e sei das mulheres guerreiras que têm aqui. Eu vejo o quanto vocês pegam o trabalho com amor e continuam firme e forte”, disse a vice-prefeita Irma Lemos, que retornou à Secretaria pela primeira vez, desde a sua saída.


O prefeito Herzem Gusmão também esteve no café em homenagem às servidoras e na ocasião declarou: “É uma Secretaria que tem cerca de 70% de mulheres e é uma justa homenagem a estas servidoras que dão uma contribuição extraordinária a uma Secretaria que avançou tanto. Não tem uma Secretaria de Desenvolvimento Social na Bahia que está tendo os resultados que nós conseguimos alcançar com poucos recursos”. Entre essas conquistas, o gestor citou a Casa Rosa, destinada às mulheres vítimas de violência doméstica, que já está em construção: “Conseguimos com o Governo Federal mais de um milhão para Casa e tenho certeza que ela será a melhor do Nordeste”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, diretoras e coordenadoras da pasta estiveram à frente da organização. Além do delicioso café, houve sorteio de brindes e distribuição de rosas. “É um momento de integração, de relembrar o valor que a mulher tem e de tudo o que ela vem fazendo, da luta que a mulher vem cravando por direitos, pois é um gênero que sofre discriminação, mas que merece seu lugar”, disse Adriana Varges, técnica do setor de Análise e Demanda da Coordenação de Planejamento e Vigilância Socioassistencial.

Para a servidora Adriana foi um momento de integração e de rememorar as lutas

No “Café com elas”, até as usuárias dos serviços oferecidos pela Secretaria participaram do evento. Uma delas foi Elane Rocha, que foi fazer o cadastramento no Bolsa Família. “Gostei demais. Está muito bom”.

Durante todo mês, diversas ações com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a população para a valorização da mulher serão realizadas.

Confira a programação completa.