Notícias
Postado em 6 de novembro de 2024 as 07:30:31
Começou nessa terça-feira (5), o curso “Mãos e Fios” realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. A certificação é a primeira de uma série de cursos que serão promovidos pela secretaria com o objetivo de estimular novas habilidades e conhecimentos para uma nova profissão com destaque na área de atuação.
É o primeiro de uma série de cursos que a secretaria, através da Coordenação de Autonomia, conforme explicou a coordenadora Melry Amaral. “O intuito é que essas mulheres se profissionalizem, que elas possam ter uma certificação, no caso do curso de manicure nós sabemos que algumas delas já fazem esse trabalho com elas mesmas, com a vizinha, mas elas não têm certificação para que possam realmente procurar um trabalho formal ou até mesmo para elas abrirem o MEI”.
O curso é ministrado pela instrutora Dolene Bajun e acontece até o dia 5 de dezembro, na sede da secretaria, na Avenida São Geraldo, 650, Recreio, às terças e quintas, 9h30 às 11h30, ou das 13h às 15h.
“Esse projeto veio para que elas possam estar todos os dias colocando em prática esses estudos da forma profissionalmente, oferecendo pra comunidade, pra cidade como um todo e pra sua própria vida uma fonte de renda. Vamos trabalhar toda a parte de tratamento das unhas, as sepsias, os equipamentos, toda a parte de esterilização. Então, elas vão sair daqui totalmente prontas para estarem no mercado de trabalho”, explicou a instrutora.
A jovem Elisângela Alves disse que faz unhas para a família e encontrou no curso uma oportunidade para se aperfeiçoar e entrar para o mercado de trabalho.
“É uma oportunidade de renda que eu estou vendo no momento, porque eu estou desempregada. E vim mesmo me capacitar. Faço unhas, mas só com a minha família. Nunca fiz assim com as pessoas de fora. Eu estou realmente aprendendo aqui para poder receber o certificado e me sentir preparada para o mercado de trabalho”, disse.
Já a jovem Yalle Scher falou que buscou o curso de manicure e pedicure para iniciar uma nova profissão e sair pronta para trabalhar nessa área. “Eu sempre tive interesse em aprender corretamente a prática da manicure e pedicure e foi muito bom a Prefeitura ter aberto esse curso, porque isso abre oportunidade de outras mulheres também aperfeiçoarem as suas práticas, é algo que vai me ajudar bastante tanto para caso queira abrir um negócio próprio ou trabalhar no salão de beleza mesmo”, salientou a jovem.