Uma grande ação de vacinação contra Covid-19 está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, desde terça-feira (22), nos shoppings Conquista Sul e Boulevard. Nos dois primeiros dias foram vacinadas 2.089 pessoas, sendo que 1.186 tomaram a 2ª dose e 912 a dose de reforço.

A vacinação nos shoppings será interrompida hoje, às 20h ou enquanto durar o estoque, e será retomada na terça-feira (28) para mais um período, encerrando na próxima quina (30).

Camila foi atendida rapidamente no ponto do Conquista Sul

Assim que soube da ação, Camila Almeida, de 36 anos, tomou a dose de reforço da Janssen, que até então seria somente dose única. “Eu não estava esperando pela dose de reforço, mas é mais uma proteção, porque com as mutações do vírus, cada novidade que tiver em relação a vacinação, para nos proteger, é bem-vinda”, afirmou Camila.

Arlindo estava com a 2ª atrasada

Outro que aproveitou a oportunidade foi Arlindo da Silva, de 60 anos, que estava há muito tempo com a 2ª dose atrasada. “Eu enrolei demais pra ir no posto de saúde e passando por aqui vi que estavam vacinando. Muito bom, foi rapidinho”, contou Arlindo.

A coordenadora de Imunização do município, Camila Alves, explicou que a ação nos shoppings foi planejada para aumentar o acesso para as pessoas completarem o esquema vacinal, pois a maioria estava em atraso e ainda não havia procurado as unidades de saúde. “Nesse fim de ano, o fluxo de pessoas fazendo compras nos shoppings é maior e vimos a chance de fazer uma ação para captá-las para a vacinação. Chegamos a vacinar pessoas que deveriam ter tomado a 2ª dose em julho. Por isso, a nossa intenção é criar mais oportunidades para que essas pessoas não deixem de completar o esquema vacinal, porque é imprescindível para atingir a eficácia da vacina”, ressaltou a coordenadora.

A vacinação continua nesta quinta-feira (23), de 14h às 20h ou enquanto durar o estoque, para imunizar quem está com esquema vacinal em atraso das vacinas da Coronavac/Butantan, Fiocruz ou para antecipação da 2ª dose da Pfizer. As pessoas com 25 anos ou mais que já estão no período de tomar a dose de reforço também poderão se vacinar.

No Boulevard Shopping, o ponto de vacinação está montado na Portaria D, ao lado da loja LA. No Shopping Conquista Sul, a vacinação ocorrerá em frente ao supermercado G. Barbosa. Para tomar a 2ª dose ou a dose de reforço, é preciso levar o cartão de vacina e documento pessoal com CPF.

SEGUNDA DOSE

Pfizer – 2ª dose antecipada para quem tem o retorno agendado até o dia 8 de janeiro de 2022.
Coronavac/Butantan – Retorno até o dia 25 de dezembro ou datas em atraso.
Fiocruz/Oxford – Retorno até o dia 25 de dezembro ou datas em atraso.

DOSE DE REFORÇO

Pfizer – Pessoas com 25 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 23 de julho (intervalo de cinco meses).
Janssen – Pessoas que tomaram a dose única até o dia 23 de julho (intervalo de cinco meses).