Coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista participaram, nessa quarta-feira, 20, do encerramento do Projeto Ler e Ser, da Editora Humanidades e Educação. A atividade, realizada no Centro de Convenções Divaldo Franco, contou com a presença de cerca de 450 profissionais.

Jocelma Gusmão, coordenadora do Núcleo Pedagógico

Durante a ação, os presentes tiveram oportunidade de apresentar o resultado dos trabalhos de estímulo à leitura, feitos com os alunos da educação infantil ao 5º ano, ao longo de 2013. A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Jocelma Gusmão, explicou que foram adquiridos livros específicos para serem construídos junto com as crianças, que utilizaram recursos como pintura, colagem e aproveitamento de material reciclável.

Mais de 11 mil alunos se envolveram com o projeto. Segundo Jocelma Gusmão, a atividade cumpriu o seu principal objetivo. “Conseguimos despertar nos alunos um maior interesse pela leitura, já que eles passaram a ver o livro como algo bem próximo, já que participaram como coautores”.

No município, também são promovidos outros projetos, visando melhorar cada vez mais a qualidade da educação. Entre eles está a Sala de Leitura, criada com o objetivo de tornar lúdico os espaços de leitura e assim proporcionar aos alunos e à comunidade escolar a possibilidade de se encantarem com o mundo da literatura.

Entre as atividades desenvolvidas nos espaços estão: empréstimos de livros, contação de histórias, projetos envolvendo a leitura, gincana literária, recreio literário, mala itinerante de leitura, atividades lúdicas em sala e no pátio, envolvendo alunos desde a pré-escola ao 9º ano e os alunos da EJA.