Estudantes, educadores, autoridades políticas e líderes juvenis participam do evento

Casa cheia para começar a festa. A abertura da segunda edição do Festival da Juventude, na tarde dessa sexta-feira, 10, reuniu milhares de jovens no Centro de Convenções Divaldo Franco. Vindos de várias cidades, eles já entraram no clima do evento que reúne música, entretenimento e discussões sobre temas importantes, em ambientes e linguagens diversificados.

A apresentação do Grupo Lítera, que homenageou o palestrante e presenteou o público com duas conhecidas canções do compositor conquistense Elomar Figueira, despertou aplausos efusivos no público. Com as canções do conquistense, mescladas a poemas do paraibano, o Auto da Catingueira e o Auto da Compadecida se encontraram como dois compadres que compartilham de semelhante história.

A cantoria do poeta popular Onildo Barbosa, logo em seguida, deixou evidente a graça e o poder de renovação da cultura nordestina que encanta diversas gerações. O repentista, meio paraibano, meio baiano, anunciou a tão esperada palestra com o mesmo bom humor que marcou toda a tarde.

O prefeito Guilherme Menezes, que participou da abertura do evento, destacou: “foi uma feliz iniciativa da Prefeitura, quando nós, ano passado, tivemos a ideia de criar o Festival da Juventude e construir o evento junto com a juventude de Vitória da Conquista. Estamos recebendo, com muita honra para nossa cidade, o grande poeta, pesquisador e escritor, Ariano Suassuna. Ele é muito mais do que isso, por retratar em expressões artísticas as peculiaridades do povo nordestino”. O prefeito afirmou ainda que o Festival da Juventude “é um momento de festa e congraçamento”.

O coordenador Municipal da Juventude, Rudival Maturano, também deu as boas-vindas aos jovens que vieram de diversas partes do país. “Nós temos a honra de receber vocês nesse evento que marca a participação democrática e afinada de todas as juventudes que aqui estão. Esse festival que chega a sua segunda edição tem a função de educar, de promover cultura de qualidade. Estamos aqui para dialogar políticas públicas para a juventude, para discutir cultura de qualidade”, comentou. Segundo o coordenador, a participação de jovens foi fundamental para a composição do evento: “Esse Governo tem voltado ainda mais sua atenção para a juventude, e aqui está evidente que nós temos voz”, disse.