Vitória da Conquista está representada na 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que tem como tema A Volta da Asa Branca, e acontece até o próximo sábado, 26, nas cidades de Recife e Olinda, em Pernambuco. Mais de 100 jovens conquistenses estão participando da programação do evento, composta por debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows e diversas outras atividades culturais.

Além do coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano, também estão presentes na Bienal, os representantes dos diretórios acadêmicos da Universidade Federal da Bahia/Campus Anísio Teixeira e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); dos Centros Acadêmicos da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e de Grêmios Estudantis dos Colégios Luís Eduardo Magalhães, Escola Normal, entre outros.

Entidades de Base – Antes do início da bienal, a comitiva de Vitória da Conquista participou, em Recife, do 14º Conselho de Entidades de Base da UNE/Coneb, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de janeiro, com a presença de estudantes de todo o Brasil para debater, prioritariamente, a reforma universitária.

Durante o encontro, foram avaliadas as últimas grandes mudanças na educação e na universidade. Além da reforma universitária, a mobilização nacional pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), com 10% do PIB para o setor, foi uma das principais pautas debatidas no Coneb.