Defesa Civil
Postado em 27 de setembro de 2022 as 07:22:36
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) está em fase final de mudança para um novo endereço. A equipe já trabalha na nova sede, que fica na Rua dos Andrades, nº 115, pouco acima do Supermercado Santo Antônio.
Segundo o coordenador José Antônio Vieira, um dos critérios para a transferência foi a proximidade do imóvel com a Prefeitura, o que facilita o deslocamento dos servidores e, também, dos cidadãos que precisarem resolver pendências ou solicitar pessoalmente os serviços da equipe. “Estamos nos deslocando para um local mais apropriado. Isso é importante, principalmente, para a comunidade. A prefeita Sheila Lemos está brindando o povo de Vitória da Conquista com essa nova sede para a Defesa Civil”, analisa José Antônio.
Outro fator diz respeito às novas instalações, que são bem mais amplas que as da sede anterior. Trata-se de uma casa com 260 metros quadrados de área construída, que conta com dois pavimentos, banheiros acessíveis, sala própria para o atendimento à comunidade e outros espaços que terão utilidades específicas.
“Criamos a estrutura de atendimento com maior conforto para o cidadão. Ele terá uma melhor acolhida numa sala apropriada, tendo em vista que somos um Governo para Pessoas”, destaca o engenheiro civil João Gabriel Queiroz, responsável pela equipe técnica da Defesa Civil.
Operação Carro-Pipa e central de monitoramento
Além de oferecer melhores condições para o trabalho dos servidores e de recepção para quem recorre ao órgão, o imóvel torna mais prático o funcionamento da Operação Carro-Pipa, que atualmente conta com 16 caminhões que transportam água potável para mais de 130 localidades da zona rural conquistense. É nessa nova estrutura que o Exército Brasileiro fará os pagamentos mensais aos pipeiros. O mesmo espaço deverá sediar também os sorteios dos lotes, que ocorrem a cada quatro meses.
A nova sede vai permitir ainda a preparação de uma futura central de monitoramento, que atualmente está em fase de montagem. Com essa estrutura, será possível acompanhar de forma mais eficiente as mudanças climáticas. “Com essa central, vamos acompanhar de maneira mais eficiente e com maior celeridade os alertas dos órgãos de monitoramento do estado e da União”, assegura o engenheiro civil.
Atribuições do órgão
A Defesa Civil Municipal se responsabiliza pelo planejamento de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles naturais ou provocados pela ação humana.
No caso de eventuais situações de calamidade, o trabalho da equipe é assistir a população atingida – como ocorreu, por exemplo, durante as chuvas de dezembro de 2021. “É o órgão que dá o primeiro atendimento na hora mais difícil, na hora dos desastres e dos riscos”, destaca José Antônio.
A equipe do órgão também atua em parceria com o Corpo de Bombeiros nos trabalhos de resgate, caso sejam necessários. Após o trabalho feito pelos Bombeiros, a Defesa Civil inicia sua atuação para verificar os riscos oferecidos à população.
Os telefones para contato continuam os mesmos. Basta discar 199, ou os números (77) 3421-1716 e 3422-7657.