Auditório do Cidca

Na manhã desta terça-feira (20), no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Crianças e do Adolescente (Cidca), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Mulher, realizou uma oficina da campanha Maio Materno. Com o tema “Pré-Natal: Um Ato de Amor”, a ação foi direcionada aos visitadores e supervisores do Programa Primeira Infância no Suas (PIS).

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Gyslane Fontes, o objetivo da oficina é ampliar o cuidado com as gestantes, oferecendo acompanhamento de forma integral e intersetorial nos territórios de atuação do Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Nosso objetivo é cuidar das gestantes e mães conquistenses de forma integral, alcançando todas as suas necessidades. E para alcançar este objetivo precisamos fazer isso de forma intersetorial, alcançando, além das políticas de saúde, também a política de assistência social”.

Atualmente, o PIS conta com duas equipe de visitadores que acompanham cerca de 420 famílias nos territórios dos Cras de Vitória da Conquista. Segundo a supervisora do Programa Primeira Infância, Mariana Batista, a atualização sobre o pré-natal é muito importante para atuação dos visitadores junto às gestantes. “Com isso, conseguimos informar melhor às famílias sobre a importância do pré-natal e falar deste direito essencial para as mulheres e suas famílias”.