Como parte da programação do Maio Materno, campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, em parceria com outros órgãos de saúde do município, o Hospital Municipal Esaú Matos está desenvolvendo uma série de ações voltadas para as mães atendidas na unidade. Entre as atividades, que compõe a programação da campanha, foi realizada uma roda de conversa sobre os direitos de puérperas e lactantes.

Teresa Fátima

Direcionada às mamães com bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Municipal Esaú Matos, o encontro foi conduzido pela assistente social da maternidade, Teresa Fátima, que orientou as mães sobre direitos básicos, como licença-maternidade, além de informar sobre benefícios que muitas desconheciam. Ela explicou sobre o acesso a medicamentos caros, alimentação especial, fraldas e benefícios financeiros adequados à realidade de cada caso.

Teresa Fátima destacou a importância de promover eventos como esse ainda dentro do ambiente hospitalar: “Eu acho muito importante porque elas estão em um lugar onde não conhecem ninguém, onde não sabem o que buscar, precisam se sentir confortáveis, e coisas que elas têm direito passam por elas em branco, coisas que elas podem perguntar, e, às vezes, têm medo de serem invasivas, de estarem perguntando errado, de serem criticadas. Então, é importante a gente deixar o momento da hospitalização o mais confortável possível, já que a gente sabe que quando a gente vai ao hospital é porque precisa, e, se elas precisam do hospital, elas precisam ser acolhidas”, afirmou a assistente social.

Natália Oliveira

Muito atentas, as mães aproveitaram para tirar todas as dúvidas e agradeceram pela oportunidade de adquirir conhecimentos. Natália Oliveira teve seu bebê prematuro – que, agora, está internado na UTI neonatal para ganhar peso -, foi uma das participantes da roda de conversa: “Eu achei muito interessante e importante, é mais uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre o universo das gestantes e puérperas.”

Esse foi mais um momento de troca e apoio oferecido dentro da Campanha Maio Materno, que busca valorizar os cuidados às gestantes e puérperas de Vitória da Conquista e região.