Para celebrar o Dia das Mães, que acontece no segundo domingo de maio, a Prefeitura de Vitória da Conquista prepara uma programação especial durante todo mês, com a campanha “Maio Materno”, que busca a valorização dos cuidados ofertados às gestantes e puérperas nos serviços da Rede Municipal. A assistência à essas mulheres é garantida em todas as fases da gestação, desde o momento em que mulher descobre a gravidez até os 42 dias após o parto, o puerpério.

A programação do Maio Materno já começa na próxima segunda-feira (3) com uma ação educativa e expositiva no Shopping Conquista Sul, que permanecerá até o dia 9 de maio. De segunda (3) até a sexta (8), a ação será das 10h às 16h, e no sábado (9), de 14h às 18h.

Nesta ação, será disponibilizada a vacina contra a Influenza para gestantes e puérperas, testagem para sífilis e HIV e acolhimento de demandas. Em um espaço aberto e arejado serão feitas ações educativas com as gestantes (mediante agendamento prévio), distribuição de material educativo e brindes, além de exposição fotográfica sobre os cuidados ofertados a este público pela Rede Municipal.

A campanha é uma das estratégias da Rede Cegonha, formada por representantes da Rede Municipal de Saúde, e tem a participação dos serviços da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), Centro de Apoio e Atenção à Vida (CAAV) e unidades de Proteção Social Básica (CRAS).

Confira a programação completa abaixo:

3 a 9 de maio – Ação educativa e expositiva no Shopping Conquista Sul;

05, 07 e 10 de maio – Visitação do Banco de Leite às Enfermarias do Hospital Esaú Matos

7 de maio – Ação musical para as mães internadas no Hospital Esaú Matos;

11, 12 e 13 de maio, às 15h – Videoconferência Saúde da Mulher na Gestação, com as gestantes e lactantes dos territórios de abrangências dos CRAS;

11 de maio – Live sobre a Rede Cegonha no município, no perfil oficial da Prefeitura no Instagram, com secretária de saúde Ramona Cerqueira, a subsecretária Kalilly Lemos e o convidado, enfermeiro sanitarista e coordenador Estadual do Apoio Institucional COSEMS-BA, Manoel Henrique Pereira;

19 a 21 de maio – Oficina de Qualificação Materno Infantil;

22 de maio, das 8h às 18h – Curso de Educação Perinatal para Casais Grávidos – Projeto Vem Neném

27 de maio – Oficina de qualificação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS);

31 de maio – Encerramento da Campanha no território da Unidade de Saúde da Família Urbis VI com gestantes e puérperas acompanhada pela equipe. Na oportunidade, será feita uma roda de conversa com enfermeira, obstetra e doula sobre mitos e verdades sobre o parto.