Auditório da OAB

Durante solenidade sobre o fortalecimento do cuidado materno, que aconteceu nesta terça-feira (13), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito Aloisio Alan e a subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos, apresentaram duas portarias instituindo o Grupo Condutor Municipal da Rede Materno Infantil de Vitória da Conquista (Rede Allyne) e o Grupo de Trabalho Multiprofissional para a Construção do Documento Orientador de Boas Práticas para o Cuidado Integral no Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde (APS).

O evento contou com a participação da diretora da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), Ceres Almeida, da secretária municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), Viviane Ferreira, da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Regina Guimarães, e a gestante Cláudia Lima, que representou todas as gestantes da campanha Maio Materno, além de profissionais da Rede Municipal de Saúde.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância do investimento da Prefeitura no cuidado com as mães em todas as fases da gestação e parabenizou as equipes de saúde do munícipio pelo atendimento prestado às gestantes e puérperas, destacando, como exemplo, o comprometimento de Cláudia Lima que aguarda a chegada do pequeno Nícolas.

“O que nós queremos é que todas as mães, todas as gestantes de Vitória da Conquista, façam como Cláudia, que, desde o primeiro momento, faz o acompanhamento na unidade de saúde, pois, uma mãe que faz todo pré-natal, faz tudo certinho, ela tem um parto tranquilo. Já as outras que não fazem esse acompanhamento, acabam tendo complicação no parto, aí é uma dificuldade enorme para mãe e filho, muitas vezes, perdendo a vida da mãe, do filho ou de ambos. Isso é muito perigoso e a gente quer, realmente, que esse exemplo de Cláudia seja seguido por todas as nossas queridas mães”, ressaltou. Sheila lembra que o pré-natal é ofertado em todas as unidades de saúde e, também, no Hospital Municipal Esaú Matos, unidade especializada em pré-natal de alto risco.

O vice-prefeito Aloisio Alan lembrou que o pré-natal bem feito é a garantia do futuro. “A melhor forma de se prever o futuro é construindo esse futuro. E a melhor forma de prever o futuro do seu bebê é fazendo um bom pré-natal, cuidando para que essa criança tenha um bom parto”, salientou o vice-prefeito.

Kalilly Lemos lembrou que o cuidado nas unidades de saúde começa antes da gestação, com a preparação para a maternidade de forma responsável, e se estende até o puerpério (42 dias após o parto). Além disso, destacou que a Gestão Municipal é referência em todo estado da Bahia por ter eliminado a transmissão vertical do HIV, ou seja, nenhuma criança em Vitória da Conquista nasce com este vírus.

Kalilly, Cláudia e equipe II da USF Patagônia

“O Maio Materno é só um marco para lembrarmos a importância do cuidado durante a gestação, mas este cuidado é ofertado em nossas unidades de saúde nos 365 dias do ano e começa antes da gravidez. Por isso, Vitória da Conquista é exemplo para a Bahia, sendo o único município baiano a receber o Selo de Eliminação Vertical do HIV”, destacou Kalilly.

A solenidade contou com a premiação da mãe Cláudia Lima, grávida de 33 semanas de Nícolas, atendida pela equipe 2 da Unidade de Saúde da Família do Patagônia, unidade que também foi premiada por alcançar o melhor índice de pré-natal das unidades de Vitória da Conquista. Segundo a enfermeira Fernanda Teixeira, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho feito por toda a equipe, composta por agentes comunitários, médicos, dentistas, técnicos de vacinação, que cuida da paciente gestante. “Cada um é extremamente importante na garantia do cuidado com as mães de nossa unidade”, disse.

Confira as portarias 092/2025 e 093/2025.