O Hospital Municipal Esaú Matos, por meio do setor de Práticas Integrativas Complementares no SUS, está promovendo diversas oficinas para mães que estão com seus bebês internados no Bloco Neonatal da unidade hospitalar. As atividades fazem parte da programação do Maio Materno, campanha realizada pela Prefeitura para otimizar a assistência à saúde de gestantes e puérperas do município.

Ao longo do mês, já foram realizadas oficinas de chocalho, confecção de cartão e bolo de pote. De acordo com Izaura Cristina, coordenadora do setor de Práticas Integrativas, o Hospital sempre busca promover ações que possam acolher as mães que estão vivenciando a rotina hospitalar junto aos seus filhos. “Nós, constantemente, fazemos essas atividades com as mães da UTI, Semi-Intensiva e Alojamento Canguru, para que elas possam ter momentos de distração nesse período de internamento dos bebês aqui no hospital. E, com o Maio Materno, criamos um cronograma especial de atividades, envolvendo musicoterapia, artesanato e nutrição”, conta Izaura.

Lucinei Bernardes, mãe do pequeno Ravi, participou da oficina de bolo de pote. Para ela, as atividades promovidas pelo Hospital ajudam a relaxar em meio à rotina estressante de acompanhar o filho na UTI. “Eu sempre gosto de participar dessas oficinas, pois ajudam a distrair a mente”.

Esse é o mesmo sentimento de Ivaneide Souza, mãe de Gael, que também aprendeu a fazer bolo de pote: “Pra mim, é importante ter esses momentos de distração e também de aprendizado aqui dentro do hospital, sem precisar sair do lado do meu filho”.

A Oficina de Bolo de Pote foi ministrada pela nutricionista Isabella Pinheiro. Ela explica que o período de internamento de recém-nascidos é cercado por muita angústia e incerteza, então, a promoção dessas atividades busca suavizar a estadia dessas mães. “Essa é uma forma que encontramos para acolher e ajudar essas mulheres, mostrando, inclusive, que o conhecimento adquirido nas oficinas pode representar uma potencial fonte de renda após a alta médica”, destaca a nutricionista.