Dia D do Maio Materno na USF Comveima

Durante este mês de maio, a Diretoria de Atenção Básica do município está com as ações de cuidado no pré-natal intensificadas dentro da 4ª edição da Campanha Maio Materno, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no intuito de garantir a integralidade da assistência às gestantes e puérperas na rede municipal de saúde.

Sendo a Atenção Primária a ordenadora e coordenadora desses cuidados na rede, a SMS também busca investir na educação continuada dos profissionais que atuam nessas unidades. Nesta quinta-feira (23), todos os enfermeiros pré-natalistas participaram de um ciclo de oficinas, na Faculdade Santo Agostinho, com assuntos relacionados ao planejamento reprodutivo, fluxos de aquisição de métodos contraceptivos, vasectomia, laqueadura e inserção/remoção de DIU, além da Vigilância alimentar e nutricional na gestação e a suplementação.

“Para um cuidado qualificado, humanizado e integral, é essencial o investimento em educação permanente em saúde. Foi um dia intenso e repleto de informações, e chegamos ao final desse ciclo com a certeza de que o conhecimento transforma práticas e qualifica a atenção à saúde”, explicou Gislany Fontes, coordenadora das áreas técnicas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Gislany Fontes

Todas as equipes das unidades de saúde, da zona urbana a e rural, têm feito ações coletivas de mobilização com as gestantes dos seus territórios, promovendo rodas de conversa, grupos de discussão e atividades educativas para a gestante e rede de apoio, abordando temas ligados à gestação, parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação e a paternidade ativa.

“O conhecimento tem se multiplicado em todo território municipal e a sociedade tem sido sensibilizada sobre a importância do pré-natal”, finalizou Gislany.