Mobilidade Urbana
Postado em 26 de maio de 2025 as 06:50:25
Vitória da Conquista possui, atualmente, uma frota de 193.024 veículos e população estimada em 394.024 habitantes, resultando em uma taxa de motorização de 0,49 veículo por habitante. Esse número impacta diretamente a vida na cidade e o ir e vir dos conquistenses e visitantes. Por isso, a Prefeitura Municipal se integra ao movimento internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito – o Maio Amarelo.
Em 2025, o tema principal da campanha é “Mobilidade humana, responsabilidade humana”. “O objetivo da campanha é promover a cultura da segurança viária e reduzir o número de acidentes e vítimas no trânsito e é isso que temos feito através das ações da Semob, por meio da Coordenação de Trânsito, que está à disposição de entidades, de faculdades, para levar essas orientações para a sala de aula e para empresas”, declara o secretário municipal de Mobilidade urbana, Luís Paulo dos Santos.
A coordenadora de Trânsito, Fernanda Alves, complementa: “Neste mês, reforçamos a importância de atitudes responsáveis no trânsito e trazemos uma reflexão sobre a necessidade da mudança de comportamento no trânsito. Reduzir a velocidade e respeitar as leis salva vidas. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos”.
E a atenção voltada à temática tem motivo. Nos últimos 12 meses, o Simtrans registrou 51.436 infrações de trânsito na cidade, uma média diária de 141 registros. Entre as cinco infrações mais cometidas estão: estacionar irregularmente, sendo 30% das violações; exceder a velocidade em até 20%, que representa 11% das infrações; conversão proibida à esquerda, com 6,5%; condutor deixar de usar o cinto de segurança, com 6,4%, e parada em local/horário proibido pela sinalização, sendo 5,3%.
Para o eletricista Ednelson Remigio, 43, o trânsito de Vitória da Conquista é bom, mas algumas pessoas não têm prática suficiente. “Acho que deixa muito a desejar porque se tira a habilitação, mas a prática é o que você mais tem que ter. Eu posso dizer que entre os problemas existentes no trânsito, o principal seria a falta de educação das pessoas”, disse.
Já Assunção, que trabalha há 22 anos como Agente de Trânsito, vê uma evolução no trânsito Vitória da Conquista a partir da municipalização. “A gente percebe que há uma mudança significativa no comportamento, somada à questão da melhoria do trânsito com a implantação de sinalização, o trabalho de educação e a fiscalização, pois o condutor, quando se sente cobrado, costuma mudar o comportamento até porque tem a pena que pode ser atribuída ao comportamento indevido. Eu vejo o usuário conquistense como pessoas que se educam facilmente, de maneira consciente e por conta da punição. Então a gente tem evoluído bastante nisso. O trabalho que é desenvolvido pela Semob traz essa melhoria substancial no comportamento, principalmente através da Educação para o Trânsito, que tem sido bastante ativo nos últimos tempos”, comentou.
Educação para o Trânsito
Também exercendo a função de Agente de Trânsito há 22 anos, Andrea Carla é vista em escolas, faculdades e empresas realizando palestras sobre a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. “A gente tem palestra para toda a idade e em vários ambientes. Nas escolas, a gente tem tido uma demanda muito grande por conta da melhoria do trânsito e o questionamento das crianças sobre os seus próprios pais. Quem mais corrige o adulto é a criança, então a gente tenta chegar nas crianças para que os adultos melhorem seu comportamento”, afirma.

Zildenir e Andrea
Andréa comenta que costuma receber o feedback das ações. “A gente entrega para as crianças talãozinho de multa infantil, revistinhas infantis, e pede para que os pais leiam para elas as revistinhas. Já para as crianças que sabem ler, entregamos os talãozinhos de multa para que elas possam fazer as autuações dentro do veículo com os pais. A gente sai nas ruas, as crianças nos conhecem e conta sobre os pais”, conta a agente de trânsito.
Segundo a servidora Zildenir Sousa, é fácil solicitar o agendamento de palestras. “Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail transito@pmvc.ba.gov.br. Na mensagem deve constar o nome da escola, instituição, empresa, sugestão de dias e horários. A gente alinha tudo isso e faremos a palestra”, diz Zildenir.
A campanha Maio Amarelo segue até o dia 31, mas a Semob realiza ações de conscientização o ano inteiro, com rodas de conversa, palestras e ações educativas.