O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima recebeu, na noite de quarta-feira (14), o evento oficial  de abertura da campanha Maio Amarelo de 2025 de Vitória da Conquista. Parte da campanha nacional com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a ação é realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), e conta com atividades educativas ao longo de todo o mês.

O objetivo da campanha é conscientizar autoridades e a sociedade sobre a importância de abordagens e práticas voltadas à mobilidade urbana e à segurança no trânsito, garantindo o respeito à vida e a valorização de relações humanizadas nas abordagens e interações. 

Com a terceira maior frota de veículos do estado da Bahia e aproximadamente 200 mil veículos transitando pelas vias da cidade diariamente, tanto de moradores quanto de viajantes e prestadores de serviço, Vitória da Conquista tem um papel de destaque na região na elaboração e implantação de políticas públicas voltadas à segurança de todos os usuários do sistema viário.

O público que compareceu ao evento foi bastante diversificado: representantes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, como o vice-prefeito Aloisio Alan, que representou a prefeita Sheila Lemos, o secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, e demais secretários e membros do governo, além de autoridades de outras cidades, representantes da sociedade civil e dos serviços de emergência que lidam com o trânsito, como Polícia Militar, Simtrans e Samu 192.

O evento de oficial de abertura contou com o painel “Um papo sobre mobilidade”. Estiveram presentes na mesa de honra o vice-prefeito, Aloisio Alan, o secretário de Mobilidade Urbana, Luís Paulo Sousa, o secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, e o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.

Aloisio Alan abriu a exposição reconhecendo a importância de trabalhar a conscientização sobre o trânsito, já que, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), há cerca de 92 mortes no trânsito por dia no país. “Ser um agente de trânsito não é fácil, tem que ter tranquilidade, respeito, e ninguém gosta de ser multado. Implantamos a Muralha Digital com o objetivo de educar as pessoas, e não de multar. A melhor forma de prever o futuro é construí-lo, e a melhor forma de evitar um acidente é com educação e respeito”. 

Anfitrião oficial do evento, Luís Paulo destacou a importância dos diferentes temas abordados durante a campanha. ”Desacelerar não significa apenas reduzir a velocidade dos veículos, mas também diminuir o ritmo de nossas ações, cultivar a paciência e a atenção plena em cada deslocamento. A responsabilidade humana nos convoca a reconhecer o impacto de nossas escolhas na segurança de todos. Um instante de imprudência pode ceifar vidas”. 

Secretário da Casa Civil, o Coronel Ivanildo da Silva saudou as forças de segurança e atendimento que zelam pela segurança da população, inclusive no trânsito, e realizam um trabalho fundamental de auxílio em situações de acidente. “Todo o trabalho de atendimento é realizado pela Polícia Militar, os agentes de trânsito, o SAMU e todos os entes da federação que se esforçam para que o cidadão não perca a sua vida no trânsito. O chamado da campanha, para desacelerar, é um convite para zelarmos pela segurança de todos que circulam pelas vias da cidade”.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, apontou para os desafios surgidos com mudanças recentes no trânsito da cidade, como a implantação de transporte por motocicletas. “Recentemente, tivemos uma audiência pública tratando sobre a concessão da rodovia da BR-116, que corta o nosso município, e um dos principais temas que envolvem a concessão é exatamente a segurança no trecho. Antigamente, não tínhamos o transporte realizado por duas rodas, que nós chamamos de mototáxi. A quantidade de veículos que faziam entregas de mercadorias também era muito menor do que nós temos hoje. Tudo isso é levado em conta na elaboração de políticas públicas”.

Após a mesa de honra, foi a vez de os palestrantes convidados se dirigirem ao público abordando temas diversificados, todos relacionados com a segurança e o respeito no trânsito.

A psicóloga Zamia Ferreira palestrou sobre “A pressa e seus impactos emocionais no trânsito”, discutindo como a pressa e a ansiedade geram um mal-estar em diversos aspectos da vida, inclusive no trânsito. “Nosso comportamento cultural atual de andar sempre com pressa, acelerado para tudo, tem impacto na forma como o condutor, o pedestre, os vários personagens do trânsito se comunicam. Essa pressa pode levar a estresse, a fadiga, a mais ansiedade, mais acidentes. Precisamos abordar essa tendência para conscientizar as pessoas e evitar os riscos às vidas”.

A pedagoga Maribel Barreto abordou o impacto de uma educação voltada para a segurança viária. “Quanto mais consciência tem o ser humano, mais ele se sente comprometido com a mobilidade humana, ou seja, uma maneira de se mover na sociedade de forma humanizada, com mais responsabilidade. Daí propomos que no sistema formal de educação, nas ações educativas do trânsito, que a temática da consciência seja realmente abordada, porque precisamos compreender quais as leis do comportamento, além das leis de trânsito, que podem reger a nossa vida para termos mais segurança e menos conflitos no trânsito”.

Advogado especialista em Trânsito e Mobilidade Urbana, Danilo Oliveira Costa, discutiu os impactos das inovações tecnológicas, tanto nos veículos quanto nos sistemas de monitoramento e fiscalização,  para um trânsito mais seguro. “Temos a tecnologia a nosso favor, mas precisamos estar atentos também, ao não dirigir falando ao celular, caminhar ou pedalar com fones de ouvido muito alto, tirando nossa atenção. Por isso, campanhas como o Maio Amarelo são fundamentais”.

Com a palestra “A linha invisível entre o caos e a esperança”, a enfermeira e coordenadora do SAMU 192 Regional Sudoeste, Graciele Tavares, tratou sobre o trabalho dos socorristas e a missão de levar esperança a um ambiente que parece ser tomado pelo caos. “O caos a gente consegue ver no dia a dia, que é o trânsito, os acidentes, toda uma desorganização. E a esperança é aquilo que as pessoas esperam de nós, do Samu 192, de levar o atendimento adequado, de salvar vidas. Mas existe uma linha de fato invisível, que as pessoas não enxergam, que é a dificuldade que esse serviço tem de chegar até essa vítima. É aquele motorista que não dá passagem para a ambulância, que trava o trânsito. Precisamos nos educar para proporcionar mais esperança a todos”.

Público

Os estudantes de psicologia Rafa Amaral e Caroline Santos foram ao evento com bastante expectativa. Caroline expressou a vontade de aprender mais sobre como as pessoas se comportam no trânsito. “No trânsito da cidade, a gente tem uma população que é daqui de Conquista, mas também tem uma população flutuante. Vem muita gente de outras cidades para estar aqui com a gente, então é de suma importância ter esse aporte para tratar do trânsito da cidade em diferentes aspectos”. Já Rafa tem interesse especial no tema da saúde mental. “O trânsito acarreta uma série de nervosismos, raivas, estresse. E a sociedade vive acelerada, a gente vive nessa tendência de sempre pensar à frente, sempre uma correria com um misto de emoções. Fico feliz de ver esse tema ser tratado de maneira tão sensível, pois percebo a importância que é para a sociedade pensar o trânsito com foco na saúde mental”.

Maio Amarelo

Entre as ações do Maio Amarelo 2025 estão rodas de conversa, simulações de alcoolemia na direção, apresentação de dados sobre sinistros e capacitações voltadas para a prevenção de riscos na condução, com foco na direção defensiva para mulheres. 

O maio amarelo integra o calendário de atividades do trânsito desde o ano de 2011, quando a Organização das Nações Unidas decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito” e, com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações,  quando o mundo inteiro realiza levantamentos de dados e discussões sobre as iniciativas tomadas para tornar o trânsito mais seguro. 

As atividades do Maio Amarelo 2025 seguem ao longo do mês, com ações e público variado. 

Confira a programação:

17/05 – Feira de Saúde – NAST

Local: Facilita Mais

Horário: 9h

Público-alvo: Servidores municipais

 

19 e 20/05 – Palestra Motech

Local: Distrito Industrial

Horários: 9h e 19h

Público-alvo: Funcionários do Simtrans

 

21/05 – Evento para Mulheres na Direção Veicular

Local: Planetário

Horários: 9h e 14h

Público-alvo: Mulheres interessadas em manutenção de veículos, mecânica básica e conhecimento do painel veicular

 

 25/05 – Passeio Ciclístico

Local: A confirmar

Horário: 9h

Público-alvo: Ciclistas da cidade.