O acendimento das luzes de Natal da Praça Tancredo Neves acontece neste domingo (20), a partir das 18h. A antecipação se deve a um pedido da prefeita Sheila Lemos para que a população tivesse mais tempo de aproveitar a iluminação do Natal Conquista de Luz, que vai até 6 de janeiro – Dia de Reis.

Segundo o coordenador de Cultura, Alecxandre Magno, a exemplo do que ocorreu no último Natal, as luzes não foram instaladas nas árvores, mas sim em estruturas específicas compostas por pequenos LED’s. “Nós conseguimos reaproveitar boa parte da estrutura da edição anterior, o que significa uma grande economia de recursos”, disse.

Ele explicou também que por sugestão do secretário Xangai, a ideia foi preservar as plantas e a pequena fauna que habita a praça, de forma a criar um clima harmônico entre cultura e meio ambiente.

A ornamentação da Praça Tancredo Neves no período de Natal é referência para os municípios da região, muitos dos quais têm procurado a Prefeitura em busca de informações sobre a elaboração e implantação do projeto das luzes natalinas, com o objetivo de fazer algo parecido em suas cidades. “Muita gente entrando em contato para pedir informações sobre quem e como foi feito o projeto, quanto custou, e a gente explica o passo a passo, explicamos que é montada uma comissão formada por servidores de várias secretarias do município para executar esse trabalho de ornamentação”, declarou.

As novidades para este ano são os LED’s colocados em formato retangular, com um túnel de 80 metros de comprimento na Alameda Dom Celso José, em frente à Catedral, e um paredão formado pelas bandeiras nacional e do município.