Como parte das ações da campanha de combate ao vírus HIV, o Centro de Apoio e Atenção à Vida (CAAV) está realizando uma oficina de capacitação e atualização do PCTD – Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. O público alvo são os profissionais, Médicos, Enfermeiros e Odontólogos da Diretoria da Atenção Básica.

De acordo com a coordenadora do CAAV, Riviane Santana, serão três dias de capacitação. “São duas turmas de profissionais que atuam na zona urbana, nos dois primeiros dias e, no último, a terceira turma com os profissionais da zona rural do município”, explica a coordenadora. “O PCDT, que são os Protocolos Clínicos e Diretrizes de Tratamento, estabelecem critérios para o diagnóstico, tratamento adequado e o acompanhamento clínico de cada doença, neste caso a AIDS. Com as informações que aqui estão sendo passadas, poderemos ter um banco de dados mais qualificado, o que ajuda no planejamento e no aprimoramento das ações de atenção, prevenção e vigilância Do HIV no município”, completa.

A capacitação está sendo ministrada pela coordenadora de enfermagem do CAAV, Kamila Dantas. Segundo ela, os Protocolos mudam com muita freqüência. Por isso, é necessário que os profissionais os conheçam bem para facilitar o trabalho, inclusive com relação ao diagnóstico. Ela afirma que “a última mudança dos Protocolos aconteceu há pouco mais de um mês. Drogas do tratamento foram modificadas e foi estabelecido um novo fluxo de diagnóstico, além de maior ênfase na prevenção e no acompanhamento do paciente e de sua vinculação ao serviço. Todos os profissionais precisam ter conhecimento destas mudanças”.

Todas as ações desenvolvidas pelo CAAV durante o mês de dezembro fazem parte da Campanha Municipal de Luta Contra a AIDS, que tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção da infecção pelo HIV e combater o preconceito com os portadores do vírus. Além das diversas ações já divulgadas, palestras e testes médicos continuam sendo promovidos em diferentes empresas da cidade.