Reunidos no auditório do Educandário Padre Gilberto, alunos, pais, professores e representantes dos poderes Executivo e Judiciário participaram, na tarde desta terça-feira, 30, do lançamento da primeira edição do Jornal Eco Kids. O jornal é um projeto desenvolvido pelo Ministério Público, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

A promotora regional de Meio Ambiente, Karina Cherubini, explicou que a iniciativa consiste na criação e circulação de um informativo com a temática meio ambiente, voltado e preparado por alunos de ensino fundamental de escolas públicas e privadas. “Encontramos grande apoio para esse projeto aqui em Vitória da Conquista. Esse jornal representa o ‘não’ ao crime ambiental e o ‘sim’ a consciência ambiental de cada cidadão”.

O procurador-geral de Justiça da Bahia, Márcio José Fahel, falou sobre a importância do material produzido pelos alunos ser impresso. “O fato de ser impresso permite a memória de valores, porque essas crianças crescerão, chegarão a fase adulta com a memória desses valores”.

Na ocasião, o secretário municipal de Comunicação, Ricardo Marques, representando o prefeito Guilherme Menezes, parabenizou os envolvidos pela possibilidade de discutir questões ambientais. “Nossas crianças precisam desde cedo ter a consciência ambiental de que os bens são escassos, buscando pensar em formas sustentáveis de utilizar os recursos naturais”.

A diretora da escola, Ana Glória Vaz, destacou que “o Jornal Eco Kids permitiu a reunião de ações da instituição para levar aos alunos oportunidades de se desenvolverem plenamente, sendo capazes de adotar práticas e posturas que contribuam para o bem-estar individual e coletivo”.

O evento contoutambémcom a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro, e de representantes da Secretaria Municipal de Educação e dos conselhos municipais de Meio Ambiente e Educação.