Pela quarta vez consecutiva, o Laboratório do Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (CAAV), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, recebe o certificado de proficiência nos exames anti-HIV e sífilis, concedido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. A certificação é a única do país emitida por um provedor reconhecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A qualificação assegura aos pacientes do CAAV a realização de exames dentro dos padrões exigidos pela legislação. “Nós somos testados frente a um banco nacional, de onde vem amostras pra gente testar de três em três meses. Graças ao trabalho desenvolvido por nossa equipe, nós tivemos 100% de acerto em todas as amostras”, explica a coordenadora do Laboratório do CAAV, Munira Pávola Sousa Cafezeiro.

O serviço vem participando desta qualificação desde 2009 e, desde então, obteve sucesso em todos os anos. O laboratório do CAAV também participa da titulação realizada pelo Ministério da Saúde para os testes de contagem de linfócitos T CD4/CD8, em pacientes com HIV e ou Aids, onde também obteve êxito.

Saiba mais – Para fazer o teste de HIV e Sífilis, não é preciso de encaminhamento médico. Basta se dirigir ao CAAV, localizado na Praça João Gonçalves, s/n, Centro, e participar da palestra de aconselhamento, que acontece de segunda a sexta-feira, às 8h e às 13h. O teste é sigiloso e o resultado fica pronto entre 15 e 20 dias.