O Laboratório Central Municipal, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), realiza mais de 105 tipos de exames. Recentemente, para ampliar a oferta de atendimento, o Lacem passou a ser responsável também pelo controle e diagnóstico de doenças de agravo de saúde pública – coqueluche, difteria, tuberculose, entre outras – de toda a região. Tal ampliação prevê ainda a requalificação do laboratório e a criação de novos setores.

Entre as aquisições previstas, o Lacem recebeu no começo desse mês um novo veículo. O automóvel foi concedido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, para dar suporte às atividades de coleta de material e ao deslocamento para capacitações e treinamentos nos mais de 19 munícipios que o Lacem passará a atender.

O Lacem de Vitória da Conquista se destaca como o maior laboratório de saúde pública do interior da Bahia e possui, há seis anos consecutivos, o selo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Além disso, desde julho de 2012, o Lacem dobrou o número de exames realizados, saindo de uma média de 30 mil para 60 mil exames/mês.

Esse salto quantitativo e qualitativo do Lacem, deve-se, segundo Márcio Vasconcelos, coordenador do Laboratório Central, a utilização do critério baseado na ‘estrutura, método e resultado’. “Em 2012, realizamos uma análise e o levantamento da capacidade do Lacem e chegamos à conclusão que se a gente mudasse o processo, teríamos um resultado melhor. Dessa forma, com a mesma estrutura e número de funcionários, apenas com a mudança do processo conseguimos obter um trabalho mais eficiente e utilizar melhor os recursos disponíveis”, afirmou Márcio.

Com essas mudanças o Lacem avançou também na entrega de resultados. Hoje, a maior parte deles é entregue em 24 horas e pode ser acessado pela internet, via site da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através do endereço eletrônico www.pmvc.ba.gov.br. Após acessar o site, o usuário deve clicar no link “Serviços” e posteriormente em “Laboratório Central”.

Os resultados são visualizados imediatamente assim que o paciente digitar o login de acesso e a senha que foram disponibilizados previamente durante a realização dos procedimentos. As análises ficam disponíveis para consulta no site da Prefeitura por até 90 dias.