O Laboratório Central de Vitória da Conquista (Lacen), mantido pela Fundação Pública de Vitória da Conquista, aumentou significativamente a quantidade de testes realizados para diagnóstico da dengue. Em março de 2024, a quantidade de exames realizados quase triplicou em comparação ao mês de janeiro, quando teve início o surto da doença no Brasil.

De acordo com a coordenação do Lacen, no primeiro mês do ano, foram realizados 5.711 testes. Já em março, o número de exames processados pelo Laboratório subiu para 15.042. Considerando o primeiro trimestre de 2024, o Lacen realizou mais de 29 mil testes de dengue.

Renata Tentis, coordenadora do laboratório, esclarece que internamente são processados os testes de sorologia IgM, Antígeno NS1, além do hemograma. Enquanto o tipo RT-PCR é encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA), em Salvador. “O resultado do hemograma é disponibilizado em 24 horas e pode ser acessado através do site da Prefeitura, mediante login e senha fornecidos no protocolo de coleta. Já os demais resultados só são disponibilizados na sede do Laboratório ou nas unidades de saúde. O prazo mínimo para a liberação desses resultados é de cinco dias, mas tem havido um aumento devido à alta demanda”, explica.

Ela reforça ainda que “não há limite de atendimento para pacientes com suspeita de dengue, o que tem levado a uma sobrecarga no laboratório”, principalmente nas primeiras horas da manhã. Porém, foi montada uma força tarefa para atender a todos os pacientes que necessitam realizar o exame.

Já o diretor-geral da FSVC, Daniel Perrucho, ressalta que o Laboratório Central continuará atuando com o objetivo de colaborar com o diagnóstico e controle da dengue na região, uma vez que é responsável por prestar atendimento a 30 municípios da região. “Apesar dos desafios enfrentados, estamos comprometidos em fornecer resultados precisos e em tempo hábil para ajudar no combate a essa doença”, afirmou o diretor-geral.

O atendimento no Lacen é realizado das 7h às 16h, e o paciente deve comparecer ao Laboratório com o pedido de exame e a ficha de notificação disponibilizada pela rede de atenção básica.