Responsável por promover e articular políticas públicas para população jovem de Vitória da Conquista, a Coordenação Municipal da Juventude segue com ações mesmo neste período de pandemia. Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas, centenas de jovens estão sendo beneficiados.

Palestras, oficinas, cursos e encontros virtuais debatem temas relevantes para o público jovem. Projetos como “Literatura para Além do vestibular”, proporcionam debates sobre os clássicos da literatura de forma lúdica e dinâmica. O mundo do trabalho também é abordado nessas iniciativas, com oficinas como “Empreendedorismo Digital” e “Como Alavancar o Seu Negócio”. Até mesmo as atividades do Outubro Jovem no ano passado foram realizadas de modo virtual.

A coordenadora municipal da Juventude, Melry Amaral lembrou que apesar de serem anos atípicos, 2020 e 2021 foram propícios para implantação de novo projetos, possíveis graças ao uso das novas tecnologias. “A coordenação está se reinventando a cada dia para que possamos trazer sempre algo novo para os nossos jovens, afinal o futuro já começou e cada decisão tomada agora será reflexo para o amanhã”.

Exemplo dessa adaptação é o curso de “Violão Online”, que começou no último mês de fevereiro e atende 40 jovens com pouco ou nenhum conhecimento do instrumento. Segundo o idealizador do curso, Daniel Nepomuceno, o trabalho foi desafiador. “No início foi difícil, pois eu necessito do calor dos alunos para interagir, mas aí criamos uma dinâmica e está funcionando. Esperamos fomentar a cultura através da educação e da música”, disse.

Os participantes aprovaram a iniciativa. Nesta segunda-feira (12), durante uma das aulas, a aluna Ruth Pereira mencionou, que mais do que um hobby, aprender violão ajuda a lidar melhor com as emoções nesse momento de isolamento e distanciamento sociais. E Dirlene Piagio completou: “Nunca fiz curso nessa área, mas gosto muito de música e violão, por isso aproveitei a oportunidade para aprender.