Representantes de diversos movimentos juvenis de Vitória da Conquista estiveram reunidos na noite dessa terça-feira, 18, com membros da Coordenação Municipal da Juventude. O encontro teve o objetivo de apresentar as ações da coordenação para o ano de 2014.

A reunião contou com a presença do prefeito Guilherme Menezes que parabenizou a presença expressiva dos jovens no encontro. “Fico muito satisfeito com essa representatividade juvenil, vocês estão de parabéns”, salientou. O prefeito destacou ainda a importância do protagonismo juvenil nas conquistas de melhorias para a comunidade, relembrando Nelson Mandela, e reiterou o caráter participativo da Administração Municipal: “A juventude tem que ir de encontro a todo tipo de desigualdade, tem que buscar as melhorias para a comunidade. Saibam que o Governo Municipal está sempre aberto ao diálogo com vocês”.

Na oportunidade, foram discutidas questões relacionadas ao Festival da Juventude, que acontecerá no segundo semestre deste ano, ao Conselho Municipal da Juventude, que está sendo reestruturado e ao Plano Juventude Viva, que articula políticas sociais em diversos campos para promover a ampliação dos direitos da juventude, o combate às desigualdades raciais e a garantia dos direitos humanos.

O encontro foi também uma oportunidade para os jovens conhecerem as instalações do programa Estação Juventude. Criado com a proposta de promover a inclusão e a emancipação dos jovens no município, o Estação Juventude oferece informações sobre ações desenvolvidas para esse público, além de disponibilizar orientação e encaminhamento para programas sociais e serviços que garantam seus direitos.

Rudival Maturano

O coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano, destacou o empenho da Administração Municipal em construir políticas públicas por meio do diálogo com a sociedade. “A gente percebe, numa reunião como essa, tão mista, cheia de novidades e de apresentação de demandas, o fortalecimento da democracia, pois a democracia é isso: o debate de ideias”.

Leonardo de Oliveira

A juventude aprovou a iniciativa. Para um dos representantes da Juventude Socialista, Leonardo de Oliveira, o Pacto da Juventude assinado pela Prefeitura Municipal em 2012 já começou a ser cumprido. “Temos a implantação da Praça da Juventude, por exemplo, que foi discutida e construída após um amplo processo de discussão com a juventude. Isso mostra que a juventude de está viva, buscando melhorias para toda a sociedade conquistense”.

Nessyta Lopes

Já Nessyta Lopes, do Movimento Hip Hop, falou sobre a importância da participação de todos. O trabalho conjunto é necessário para que possamos construir juntos esse novo momento para a juventude.” Sobre a reunião, afirmou: “foi muito produtiva, todos os pontos foram explanados e todos tiveram a oportunidade de se manifestar”.