O evento precede o ano letivo de 2014

“Afeto, compromisso e transformação por uma educação de valores”. Com este tema teve início, na manhã desta quarta-feira, 29, no Espaço Arena Miraflores, a Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista. Cerca de 2 mil educadores participaram do evento mais importante que precede o ano letivo de 2014. A abertura da Jornada Pedagógica foi agraciada com a apresentação do Grupo de Percussão Tocando em Frente, composto por alunos da rede municipal que fazem parte dos projetos Escola Mais e Mais Educação e regido pelo instrutor Carlinhos Broa. O grupo também contou com a participação especial dos cantores Alane Alves e Paulo Macedo.

O vice-prefeito Joás Meira

A temática da Jornada Pedagógica volta-se para um olhar reflexivo e crítico sobre as práticas pedagógicas, vislumbrando ações que busquem uma educação de qualidade, mas que perpassem pelo afeto, pelo compromisso e por uma busca de verdadeiros valores. A Prefeitura tem investido tanto na infraestrutura quanto na formação profissional dos seus educadores. O vice-prefeito Joás Meira, que, na ocasião, representou o prefeito Guilherme Menezes, enfatizou as ações do Governo Participativo em Vitória da Conquista na área da educação. “Ao longo dos anos, temos buscado cada vez mais satisfazer aos desejos de todos, dentro dos recursos e da legislação que nos assegura, ouvindo a população, atendendo as reivindicações na medida do possível e construindo juntos a cidade que todos desejam. Vitória da Conquista é um celeiro da educação, e isso prova que estamos no caminho certo. Este é mais um momento de valorização dos nossos professores”, afirmou.

Ricardo Marques

A Jornada deste ano visa promover formação continuada dos professores, proporcionando o desenvolvimento de saberes, competências e habilidades, no intuito de fortalecer permanentemente a prática pedagógica na escola, como produção humana, cultural e social. “Temos reafirmado a cada dia o nosso compromisso de continuar com o diálogo com toda a rede municipal, trabalhando em parceria com os professores, para que possamos avançar ainda mais nas políticas pedagógicas do município”, explicou o secretário de Educação, Ricardo Marques.

Jocelma Gusmão

Vitória da Conquista é a segunda maior rede de educação da Bahia e uma das maiores do Brasil. “Em virtude de termos uma rede extensa, nossa responsabilidade de oferecer sempre o melhor aos nossos professores é cada vez maior. Este evento é uma grande oportunidade de socialização, discussões e troca de experiências, principalmente, com a proximidade do início do ano letivo”, disse a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Jocelma Gusmão.

Fernando Vasconcelo

O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Fernando Vasconcelos, ressaltou a importância de o poder público trabalhar de forma coletiva. “A Câmara trabalha em parceria com o Governo Municipal e toda a sociedade. Participar deste evento é mais uma oportunidade de debate sobre a educação porque todos nós buscamos uma educação de qualidade para todos os lugares do município. A educação é uma responsabilidade de todos nós”.

O evento contou ainda com a participação do vereador Luciano Gomes e representantes do Governo Municipal.