A Jornada Pedagógica de 2014 trouxe uma temática de “Afeto, compromisso e transformação por uma educação de valores”, no intuito de promover a formação continuada e fortalecer a prática pedagógica dos professores, proporcionando o desenvolvimento de saberes, competências e habilidades.

Cerca de 2 mil professores participaram da abertura do evento, no Espaço Arena Miraflores. Um dia de palestras e discussões acerca da prática docente.Pela manhã, os professores desfrutaram da palestra “Transformando a educação – dê um show de motivação em sala de aula”, ministrada por Giberto Wiesel.

No período vespertino, foi a vez de os professores participarem da palestra “Habilidade Docente: o que faz um professor?”, com o prof. Dr. Casemiro Campos, que destacou a responsabilidade do professor em promover a aprendizagem dos alunos. “A palestra é fruto das pesquisas que desenvolvo, principalmente das novas leituras e interpretações que estamos construindo da educação brasileira, especialmente da formação de professores, em que a questão do educar e cuidar passa a ter uma referência central a partir das novas diretrizes curriculares que a educação passou a ditar em 2013. Isso é algo que começa a mover a mudança da prática do professor”, disse.

O palestrante destacou ainda a necessidade das formações continuadas. “É necessária a sensibilização do professor, e um evento desse porte e com essa magnitude mobiliza toda a categoria em busca de construir a unidade da relação entre a teoria e a prática. O professor se recompõe no âmbito da sua formação como pessoa e daquilo que ele é enquanto profissional”, acrescentou Campos.

De acordo com secretário de Educação, Ricardo Marques, o evento cumpre o seu papel. “O encontro foi muito positivo porque conseguimos reunir todos os professores da rede municipal. Tivemos muitos momentos riquíssimos para reafirmar a parceria do Governo Municipal com todos os servidores da Educação e o nosso compromisso com a educação municipal. Tenho certeza de que o ano letivo de 2014 será bastante produtivo”, afirmou.

Para a monitora da Creche Municipal Maria de Lourdes, Marisa Vieira, as discussões foram muito enriquecedoras. “Parabenizo todo o evento porque foi um momento de grande aprendizagem. As discussões em torno da prática pedagógica só vêm confirmar que a docência é uma prática que se aprende a medida em que o professor atua em sala de aula. Precisamos nos conhecer a fundo para que possamos ser bons professores”, declarou.

“É sempre interessante que antes de iniciar o ano letivo haja essa discussão, avaliação e capacitação dos professores, para que possamos começar o trabalho de uma forma diferente, proporcionando melhorias no processo de aprendizagem dos alunos”, explicou a professora da Escola Municipal de São sebastião, Rúbia Nágila Fernandes.