A palestra “Liderança, gestão escolar e pedagógica: o desafio de fazer acontecer” encerrou, no final da tarde de sexta-feira (10), a Jornada Pedagógica promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O evento contou com a participação presencial de mais de 1500 inscritos, no auditório da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Adevic), além dos internautas que acompanharam a transmissão pelo YouTube (com 1900 visualizações no período da manhã e 850 à tarde).

Professor doutor em Ciência da Educação, Júlio Furtado destacou em sua palestra as habilidades de liderança. “Como liderar uma escola? Qual é o papel do gestor e do coordenador enquanto líderes? E o que fazer acontecer para alcançar o principal objetivo da escola que é aprendizagem”? Ele acrescentou que a autoridade de um gestor, de um líder, não deve ser imposta, mas conquistada, principalmente para o público infantil e de adolescentes. “Autoridade conquistada facilita o processo pedagógico. Tem uma coisa na área cognitiva que é o seguinte: eu aprendo melhor com quem eu reconheço autoridade. Então, é claro se a gestão consegue esta conquista, ela vai ter muito mais facilidade no processo de aprendizagem nesta escola”.

Análise – Este ano, uma das novidades e considerada positiva, foi a jornada acontecer nos dois primeiros dias na unidade escolar e fazer o encontro geral na finalização da programação. Para o professor e coordenador do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, esta foi uma medida acertada, que resultou no sucesso do evento. “ A Jornada Pedagógica é o ponto de partida para o início do ano letivo. Esta aconteceu nos dias 8 e 9 nas escolas. Foi uma medida acertada, porque as unidades puderam fazer a sua jornada para planejar as ações. A ideia deste ano foi dar um tempo maior para as escolas, para que cada unidade de ensino tivesse tempo suficiente para avaliar o que foi feito em 2022, as dificuldades que os alunos apresentaram e já fazer as projeções para 2023. E encerramos com palestras muito bem acolhidas. Recebemos testemunhos de que foram muito boas e atenderam às expectativas dos nossos professores”.

Além de compartilhar da mesma opinião do professor Ronilson, o secretário Edgard Larry agradeceu a equipe da Smed envolvida no projeto. “Foi um trabalho realizado a várias mãos. E a equipe foi extraordinária. Parabéns!”. O secretário também agradeceu ao Pastor Davi Boa Sorte e a todos os membros da Adevic por terem cedido sem ônus, ao município, o espaço da Igreja para o evento. “O auditório estava lotado, mas havia lugar suficiente para todos os participantes tanto pela manhã quanto no período da tarde. Nossa gratidão à Adevic, que nos procurou e gentilmente nos cedeu este espaço”.

Para a diretora da Escola Municipal Zélia Saldanha, Leci Mendes, o encontro foi muito bom. “A prefeita está de parabéns, nosso secretário Edgard Larri, Ronilson e toda a equipe Smed”. Acrescentou que só tem a ganhar ao participar deste momento de grande importância. “Quando participamos e assistimos uma palestra como essa, onde encontramos com os amigos, com toda a equipe da escola e de unidades em que já passamos, com palestrante de um nível como esse, é um aprendizado. Temos que estar sempre renovando, inovando, e que bom essa parceria que temos com o governo municipal, com a Smed nos proporcionando um momento como esse”.