A Jornada Pedagógica do Programa Conquista Criança, iniciada na segunda-feira, 27, foi encerrada nesta sexta-feira, 31, e a palavra de ordem dos educadores era uma só: reestruturação. Segundo a coordenadora pedagógica do programa,Alcina Lúcia, foi avaliado tudo que aconteceu no programa, desde o seu surgimento. E, a partir dessa análise, está sendo construída uma nova proposta em cima dos pontos positivos abordados.

“Essa reestruturação visa muito ao fortalecimento dos laços com a família, pensando numa forma de trazê-la como parceira para o programa. O Conquista Criança tem uma gama muito grande de opções de trabalho com os educandos, o que precisamos fazer é sistematizar e fazer funcionar. O mais importante é resgatar a autoestima desses garotos, criando para eles um nível de cidadania muito grande aqui dentro”, conta Alcina.

Alcina Lúcia, coordenadora pedagógica

A coordenadora do Conquista Criança, Eslange Souza, conta que a reorganização do programa foi pensada em todos os sentidos, tanto na parte pedagógica quanto na administrativa. “Essa atitude vem para contribuir com o serviço e fortalecê-lo ainda mais. Este ano, a professora Lúcia veio compor a equipe pedagógica justamente com o objetivo de fortalecer toda a ação, para atender, de forma ainda melhor, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, explica.

Eslange Souza, coordenadora do Conquista Criança

Durante essa semana, os educadores se reuniam na sede do programa para avaliar ações e elaborar estratégias para o trabalho pedagógico em 2014.

Amélia Fiuza, instrutora de Arte

A instrutora de Arte, Amélia Fiuza conta que em 2014 a Jornada Pedagógica foi diferenciada. “Nós sentamos para repensar as atividades e as propostas do programa, o que tem sido muito valoroso. Temos buscado mais inovação para os educandos, novas formas de atração para todos eles. Acho que isso é bom e muito enriquecedor, porque tudo precisa se renovar”, diz a instrutora.

Alfredo Moraes, instrutor de canto coral

Assim como seus colegas, o instrutor de canto coral Alfredo Marcone Moraes afirma que a Jornada Pedagógica foi uma semana de reconstrução. “É um novo método de encaminhamento do programa e estamos ansiosos para começar as atividades com os educandos e também com suas respectivas famílias. Novidades são sempre bem-vindas e estamos aqui para evoluir”, conclui.