Com o tema “Somos Todos Educadores”, a Jornada Pedagógica 2013 da Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista teve como objetivo principal promover a reflexão sobre a responsabilidade de toda a comunidade escolar na promoção de um ensino de qualidade. O evento aconteceu nessa segunda-feira, 4, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e reuniu centenas de pessoas. A programação contou com palestras e oficinas, visando preparar e motivar a rede para receber os alunos no retorno às aulas, no dia 18 de fevereiro.

“Damos início ao ano letivo com a Jornada Pedagógica. O tema escolhido é uma convocação para que a sociedade compreenda o seu papel no fortalecimento da educação básica em Vitória da Conquista e aceite o desafio de contribuir para a promoção de um ensino de qualidade”, destacou o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos da Ibiapaba, durante a solenidade de abertura da jornada.

A coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Alcina Lúcia, afirmou que os programas que serão desenvolvidos ao longo de 2013 buscam promover a reflexão sobre as atitudes pessoais e a atuação profissional do professor. “Somos educadores quando contribuímos para motivar as pessoas que estão perto de nós, quando transmitimos esperança, quando ensinamos valores humanizados, quando nos comprometemos com o crescimento dos educandos tanto na aprendizagem como nas atitudes necessárias à formação dos futuros cidadãos”, explicou a coordenadora.

Aperfeiçoamento da prática pedagógica – Após a abertura oficial, o público acompanhou a palestra do pós-doutor em Orientação Educacional, Júlio Furtado, com o tema “O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula: em busca de um saber coerente”. A palestra abordou o desafio diário dos professores na sala de aula, enfocando suas ações e práticas pedagógicas. “A sala de aula é o lugar onde de verdade se faz educadores. Não adianta só estudar, escrever, falar coisas. É preciso que a sala de aula esteja perto de nós para que possamos entender realmente o que acontece nesse espaço”, relatou Furtado.

A diretora do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, Rosane Queiroz

Para a diretora do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, Rosane Queiroz, a Jornada Pedagógica é um encontro fundamental para a comunidade escolar. “É um momento que retornamos do descanso, que é merecido, para que possamos estabelecer metas para mais um ano letivo. Com esse encontro, temos a oportunidade de dialogar com os gestores da Secretaria Municipal de Educação para pensarmos juntos o ano letivo e refletirmos sobre as nossas práticas pedagógicas”.

A professora da Escola Municipal Marlene Flores, Andréia Santos

A professora da Escola Municipal Marlene Flores, Andréia Santos, também reconhece a contribuição do evento para a qualificação dos docentes. “É um encontro importante para nós professores, no sentido de pensar a educação de uma maneira melhor, trabalhando com mais qualidade. Aqui tivemos a oportunidade de participar das palestras e oficinas e fazer uma reciclagem da nossa prática pedagógica ao discutir de forma mais ampla a educação municipal”, destacou.