Ação foi realizada pela organização da Feira de Flores de Holambra em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente

Daqui a dez anos, os conquistenses que passarem pela Avenida Olívia Flores poderão contemplar 23 pés de jabuticabeira e até provar do seu fruto. Isso graças ao plantio de mudas desta espécie realizado na manhã da última quarta-feira, 8, por integrantes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – Núcleo Vitória, responsável pela Feira de Flores “Conquista Florescendo – Feira de Flores de Holambra”, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“A feira este ano teve um diferencial, pois concluímos com este plantio que pra nós é importante. É um presente à cidade pelos seus 177 anos e traz uma conscientização para essas crianças da importância que é a gente plantar e zelar por uma árvore para que, daqui alguns anos, a gente passe por essa avenida e veja essas árvores adultas produzindo e as pessoas usufruindo desse bem que plantamos hoje”, declarou o presidente do Centro Espírita, Adão Gomes Lima.

A menina Ive Leite, 6, foi uma das crianças que participaram da ação. “Eu gostei muito porque eu gosto muito de plantar árvores”, disse ela após o plantio. Beatriz Lima, 8, foi outra criança que se divertiu: “Gostei. Foi muito legal estar aqui, plantando estas árvores, colocando a mão na terra”.

A comerciante Maria Amélia Oliveira foi com os netos Luísa, Marina e Abraão, de apenas um ano e dois meses, plantar as jabuticabas. “É uma ação importante esta. A gente tem um quintal, tem bastante fruta e elas já estão acostumadas a mexer com terra”, falou a senhora, apontando para a neta ‘do meio’.

Por ser nativa da Mata Atlântica, a jabuticabeira, com seus frutos pequenos da cor roxa escura, é considerada bem brasileira. Além de frutífera, a árvore é considerada uma planta ornamental, já que em determinadas épocas desabrocham lindas flores na cor branca, em troncos e ramos.

A ação faz parte da programação em comemoração do aniversário da cidade, celebrado nesta quinta-feira, 9.

Regularmente, o Governo Municipal tem realizado serviços de arborização e paisagismo da cidade. Nos últimos dez meses, como ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira, cerca de 2 mil árvores foram plantadas nas áreas verdes do município.